A Ingresso.com está negociando com a Vivo e com a Claro para a venda de entradas de cinema pelo celular, usando a plataforma WAP. Parceria similar já está implementada na Oi. Trata-se de uma nova tentativa da Ingresso.com de avançar no mercado de mobile commerce. Em 2000, a empresa iniciou a venda de ingressos via WAP pela antiga Telefônica Celular mas o negócio foi cancelado por não ter obtido o sucesso esperado na época. "WAP era caro e lento. Ainda não sei qual será a melhor tecnologia para a venda de ingressos pelo celular", lamenta o presidente da Ingresso.com, Jorge Alberto Reis, que ministrou uma palestra nesta terça-feira, 7, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Rio de Janeiro.
O executivo revela que até hoje não vendeu mais de 3 mil ingressos de cinema pelo celular. E se não houver investimento de marketing das operadoras para divulgar esse produto, as vendas não passarão de 5 mil este ano. Mas Reis aposta que esse negócio ainda irá deslanchar no futuro, talvez daqui a um ou dois anos, e por isso é importante a empresa se posicionar nesse mercado agora.
A venda pelo celular é feita com cartão de crédito. A cobrança direta na conta telefônica ainda não ocorre porque requer a solução de alguns problemas regulatórios e tributários, comentou Reis.
Internet
Enquanto as vendas de ingressos pelo celular não progridem, aquelas pela Internet vão de vento em popa. Em 2004 a Ingresso.com vendeu 1 milhão de entradas de cinema através de seu site. Este ano esse número deve aumentar para 1,5 milhão. E o crescimento tem acontecido em uma época de crise do cinema brasileiro, com redução significativa da bilheteria. Atualmente 600 salas em 30 cidades vendem entradas pelo site da Ingresso.com.