Minicom envia ao Planejamento sua nova estrutura

O Ministério das Comunicações já teria enviado ao Ministério do Planejamento a proposta de alteração de sua estrutura organizacional, segundo fontes próximas ao Minicom.
As principais mudanças, segundo apurou este noticiário, são a criação de uma Secretaria de Serviços de Telecomunicações, com duas sub-secretarias; a transformação da Secretaria de Serviços de Radiodifusão em Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica de Massas; e a redefinição da Secretaria de Serviços Postais, que passará a ser uma sub-secretaria ligada diretamente à Secretaria Executiva. Não haverá aumento de cargos disponíveis ao Ministério das Comunicações, uma vez que o Planejamento determinou a todos os órgãos de governo uma redução de 30% nos cargos remunerados conhecidos como DAS (são cargos de livre provimento em toda a estrutura do governo). Sob a órbita da nova Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica de Massas serão mantidos os serviços de radiodifusão, bem como a comissão especial de licitação destes serviços.
O ministro Miro Teixeira informa, por meio de sua assessoria, que as alterações estão sendo discutidas com a Casa Civil, especialmente a criação de uma secretaria de telecomunicações. Trata-se, segundo Miro, de uma sugestão da equipe de transição ainda não acatada.

Notícias relacionadas

Planos básicos

É importante ressaltar que a definição dos planos básicos de canais de radiodifusão (para cada um dos serviços) é uma atribuição da Anatel, na medida em que a agência, de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, é responsável pelo gerenciamento do espectro de radiofreqüências. Na destinação de canais há, porém, algumas definições que têm características políticas, como quais canais serão destinados à radiodifusão educativa, por exemplo, ou destinados às geradoras ou retransmissoras de televisão. Estas decisões permanecem no Minicom, sendo que a Anatel será apenas sua executora.
A mudança encaminhada ao Ministério do Planejamento provavelmente terá que ser efetivada por meio de Medida Provisória, por se tratar de estrutura de governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!