A empresa de segurança corporativa Palo Alto Networks anunciou nesta quinta, 6, ter descoberto uma família de malwares batizada de WireLurker que afetam indiretamente dispositivos iOS ao infectar computadores Mac com o sistema OS X. Não é a primeira ameaça para os aparelhos da marca, mas, de acordo com a companhia, trata-se da primeira identificada que pode burlar os mecanismos de segurança da Apple e realmente infectar os aparelhos da mesma forma como um vírus tradicional faria.
O malware infecta primeiro os sistemas dos computadores para depois, por meio do conector USB, afetar o iPhone ou iPad. Ele então automatiza a geração de aplicativos maliciosos para o iOS, substituindo os arquivos binários. A Palo Alto Networks alega ainda que as técnicas utilizadas pelos cibercriminosos são "diferentes de tudo que já vimos em termos de malwares que atacam Apple iOS e OS X".
Segundo o Wall Street Journal, o alvo da família de ameaças é de usuários chineses. A WireLurker teria aparecido escondida em uma loja de aplicativos chinesa para Mac. Ainda de acordo com o periódico, a Apple afirmou estar "ciente do software malicioso disponível para download por um site que é dirigido a usuários na China". A empresa teria dito ainda que bloqueou os aplicativos identificados para prevenir que eles inicializem nos smartphones e computadores.