Computação de borda será tendência na América Latina em 2024, diz Dell

Imagem: Rawpixel/Freepik

A expansão do edge computing (computação de borda) foi apontada pela Dell como uma das principais tendências emergentes que devem moldar o cenário tecnológico na América Latina a partir de 2024. Segundo o CTO da empresa, John Roese, a explicação para isso passa pela inteligência artificial (IA).

As previsões foram divulgadas pela Dell nesta segunda-feira, 4. De acordo com a companhia, a estratégia da plataforma na borda será mais comum entre as empresas e diferentes ecossistemas. Na prática, isso significa que eles vão se concentrar mais em criar modelos simples, porém focados nessa abordagem de computação descentralizada (considerada essencial na arquitetura 5G).

John Roese explicou que as empresas identificarão duas maneiras de desenvolver uma infraestrutura de borda moderna. A primeira é através de bordas independentes. Já a segunda é adotando uma plataforma de borda que se integre a várias nuvens (multicloud). O CTO enfatizou que nessa última, a utilização de uma abordagem de "plataforma de borda", onde a borda é uma extensão da infraestrutura de várias nuvens, é a direção mais promissora para guiar o setor.

Notícias relacionadas

Já o presidente da Dell na América Latina, Luis Gonçalves, explicou que, apesar do avanço da estratégia multicloud na América Latina, é crucial implementar estratégias específicas para promover inovação e agilidade nas operações das companhias.

Gonçalves ressaltou ainda que a adoção generalizada de tecnologias como 5G, nuvem e computação de borda têm causado mudanças significativas nos negócios da América Latina, impactando diretamente os clientes. "Muitos serviços foram automatizados desde 2020", afirmou Gonçalves. Segundo ele, tal movimento demonstra o potencial dessas inovações.

Zero trust na borda

O zero trust é um modelo de segurança que se baseia na verificação contínua e rigorosa de tudo e todos que tentam acessar uma rede. De acordo com a Dell, essa infraestrutura será obrigatória em 2024, especialmente em resposta à pressão regional de ataques cibernéticos.

"2023 foi marcado por discussões sobre zero trust e a importância dele nos esforços de cibersegurança pelo mundo", disse o CTO. A preocupação com o gerenciamento de informações, segundo Roese, se mostrou ainda mais evidente com a democratização da IA e, também, com a migração cada vez maior de dados para a borda.

De acordo com a Dell, o zero trust também será essencial para tornar a computação de borda mais segura. Em 2024, a empresa colocará o projeto Fort Zero no mercado. Segundo a fabricante, a solução é o primeiro sistema de nuvem comercial privada baseada no conceito". A expectativa da companhia é que o novo produto abra caminho para adoção do zero trust em diferentes setores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!