Duas novas experiências no âmbito de operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês) podem representar importantes tendências no futuro. Uma delas é a inglesa Blyk, que oferece serviços gratuitos em troca de propaganda. Outra é o americano Sonopia, um site que permite que qualquer pessoa ou entidade crie sua própria operadora virtual. ?Você pode criar a operadora da sua igreja ou da sua universidade, por exemplo?, citou Robson Guimarães, responsável pela área de vendas internacionais da Orga Systems do Brasil. O executivo fez uma palestra sobre o tema durante o GSM Americas, nesta quarta-feira, 5, no Rio de Janeiro.
Para Guimarães, o surgimento de MVNOs é uma tendência em mercados maduros, mas ainda não chegou à América Latina por causa de obstáculos regulatórios. ?O fator crítico para o sucesso de uma MVNO é conhecer bem seu cliente e ter uma marca forte?, destacou. É por isso que muitas operadoras virtuais são criadas por empresas de mídia ou grandes redes varejistas que desejam estreitar seus laços com os consumidores.
Telefonia celular