Valor do espectro também é fator de incerteza para AT&T no Brasil

Além da dificuldade de ver a compra da Time Warner aprovada pela Anatel, a AT&T tem um outro problema no país: espectro. A operadora norte-americana, que é controladora da Sky, pode se ver obrigada a devolver as frequências de 2,5 GHz que a operadora de TV paga utiliza para a oferta de serviços de banda larga, ou ir para a Justiça contra uma decisão administrativa da agência sobre o preço devido por estas frequências. A estratégia deve ser decidida nos próximos dias, mas a tendência pela via judicial é forte, segundo apurou este noticiário. Dificilmente a AT&T aceitaria, nesse momento, o valor que a agência está cobrando, sobretudo no cenário incerto que a empresa enfrenta no país.

A razão do imbroglio é uma decisão do conselho diretor do último dia 17 de outubro, que negou o último recurso administrativo possível à Sky em relação ao valora ser pago pelas frequências de 2,5 GHz que a empresa utiliza. A Anatel entendeu que a Sky deveria pagar R$ 209 milhões pelas autorizações de uso da faixa, sem a possibilidade de fazê-lo por meio de contrapartidas de cobertura. A Sky argumenta que o valor justo para pagamento seria de cerca de R$ 3,5 milhões. A empresa tem, hoje, pouco mais de 250 mil clientes de banda larga atendidos com a tecnologia 4G fixa, em TDD, nestas faixas de 2,5 GHz. 

A Sky chegou a oferecer o serviço em mais de 120 cidades a partir do espectro que herdou de antigas empresas de MMDS (dedicada a TV por assinatura) adquiridas no começo da década de 2010. Desde então enfrenta uma discussão com a agência reguladora para definir o quanto precisa pagar pela renovação da autorização de uso deste espectro para serviços de banda larga. Esta indefinição fez com que a empresa tirasse o pé do seu projeto de expansão da base de clientes de banda larga. 

Notícias relacionadas

A empresa alega que a maior parte das cidades não é economicamente viável e que, pelo critério de Valor Presente Líquido (VPL), não se justificariam os valores elevados cobrados pela agência. O problema está na metodologia: a Anatel usa uma avaliação referendada pelo TCU para o Serviço Móvel Pessoal (SMP), mas que considera outro business plan diferente do que é praticado pela empresa. A Sky, por exemplo, dá o equipamento de recepção (CPE) em comodato, enquanto no SMP os usuários é que adquirem o handset. Além disso, a empresa não tem acesso a outras faixas de frequência nem pode oferecer banda larga móvel, como as empresas de SMP. 

Há alguns anos, pelas mesmas razões, a antiga operadora On Telecom, que também operava banda larga em cima das faixas de 2,5 GHz adquiridas juntamente com antigas operadoras de MMDS, saiu do mercado, devolvendo o espectro para a agência e encerrando os serviços aos clientes que estavam conectados. 

Entre as empresas que utilizaram a faixa de 2,5 GHz para banda larga fixa, a Sky foi a que teve mais sucesso, chegando a ter mais de 350 mil clientes. Provedores locais que adquiriram as frequências optaram por fazer a cobertura em fibra, e muitos devolveram a autorizaçÃo de uso do espectro para a Anatel.

Duas frentes

A questão do espectro é especialmente delicada para a  AT&T porque a empresa enfrenta uma outra batalha ainda mais importante na Anatel, que é o processo referente à compra da Time Warner, controladora no Brasil dos canais Turner (CNN, Cartoon, TNT entre outros) e HBO. A Anatel precisa analisar se a operação fere as restrições à propriedade cruzada estabelecidas na legislação de TV paga (Lei do SeAC, ou Lei 12.485/2011). A área técnica e a área jurídica da agência indicaram que a operação é impossível à luz da legislação atual e recomendaram que a AT&T teria que se desfazer da Sky ou sair do negócio de programação, mas a manifestação final do conselho diretor ainda está pendente, sob vistas do conselheiro Moisés Moreira. Há outros dois votos favoráveis à AT&T. 

No Congresso há ainda pelo menos sete matérias que procuram flexibilizar as restrições à propriedade cruzada da Lei do SeAC, mas o debate está embaraçado porque surgiram ouras demandas de alterações na legislação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!