Indicação de Baigorri ainda aguarda leitura e distribuição no Senado

A indicação de Carlos Baigorri para o conselho da Anatel surpreendeu pela agilidade com foi publicada no Diário Oficial do dia 21 de outubro, antes mesmo da vacância da vaga, que aconteceu esta semana. A indicação foi patrocinada pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, e endossada pela presidência da República sem maiores delongas, como tem sido comum com outras agências. Mas o que parecia ser uma nomeação tranquila parece não tramitar de maneira tão suave no Senado.

O processo está parado no Senado, sem que a mensagem presidencial seja lida pela mesa diretora. A matéria, ao que tudo indica, chegou a receber um número: trata-se da mensagem MSF 83/2019. O número aparece quando se faz a busca indexada, no sistema do Senado, pelo nome de Baigorri (como mostra esta página).

Mas o processo, que teria sido numerado já no dia 30 de outubro, quando chegou ao Congresso, ainda não foi lido e, portanto, não foi distribuído para a Comissão de Infraestrutura, onde será analisado. Quando se faz a pesquisa pelo número do processo no site do Senado, não há qualquer resultado. É como se a matéria não existisse, ou tivesse sido retirada posteriormente do sistema. Não é comum uma matéria ter número e não ser lida pela mesa, etapa essencial para disparar o processo de tramitação, com a distribuição para a comissão e, posteriormente, nomeação do relator.

Notícias relacionadas

A Anatel está, por ora, com o conselho desfalcado de um titular, o que não impede suas atividades normais. O colegiado terá, este ano, apenas mais três reuniões (dias 7/11, 28/11 e 12/12), sendo que há pelo menos uma matéria bastante complexa a ser analisada: o texto para a consulta pública do edital de 5G, que deve ficar para o final do mês. O conselheiro Aníbal Diniz, que ocupava a vaga para a qual Baigorri foi indicado, deixou a agência na segunda, dia 4, com o fim de seu mandato. Diniz deixou seu voto sobre o edital de 5G consignado, de modo que Baigorri, mesmo que tome posse ainda este ano, não votaria neste assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!