O coordenador da equipe de transição do governo Lula, Antônio Palocci, anunciou nesta terça, dia 5, a maior parte dos coordenadores que trabalharão junto ao atual governo para estabelecer a ponte com a próxima equipe. Anunciou também as cinco áreas em que a equipe de transição se dividirá: estado (responsável por temas relativos à presidência, justiça, defesa, segurança pública); economia (previdência, desenvolvimento e assuntos econômicos); social (assuntos de educação, saúde e assistência) e empresas públicas e bancos de fomento e desenvolvimento.
Nenhuma dessas áreas trata exclusivamente da área de infra-estrutura, de modo que ainda não está claro como será tratada a questão das telecomunicações. Provavelmente ficará sob a coordenação econômica.
Em relação às políticas de comunicação e às políticas de cultura, é ainda mais nebulosa a forma de atuação da equipe de transição. Entre os coordenadores, nenhum até o momento é familiarizado com o tema, e as cinco áreas definidas não se ajustam bem a esse setor, sob o qual estão áreas importantes como o Ministério das Comunicações, Anatel, Ancine e Ministério da Cultura.
Novo governo