A realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro atraiu os olhos de cibercriminosos do mundo inteiro para o País. Durante o mês de agosto foram bloqueadas 10 milhões de tentativas de infecção em smartphones protegidos pelo antivírus PSafe Total (Android) no País. O volume é 150% maior que a média mensal registrada pela empresa, que gira em torno de 4 milhões.
O tipo mais comum de malware bloqueado pela PSafe em agosto foram os trojans (5,3 milhões de tentativas), seguido pelos adwares (2,9 milhões) e pelos riskwares (1,1 milhão).
Usuários de São Paulo foram o principal alvo, concentrando 2,79 milhões de ataques bloqueados. Depois vieram aqueles do Rio de Janeiro (1,28 milhão), Minas Gerais (883 mil) e Bahia (688 mil). Cabe lembrar que o volume por estado é influenciado pela distribuição de usuários do PSafe pelo País. Ou seja, se há mais usuários em São Paulo, é natural que lá haja maior quantidade de tentativas de ataques. O PSafe acumula mais de 100 milhões de downloads e tem 21 milhões de usuários ativos.