Portugal abrirá mão das golden shares na PT

A União Europeia prepara-se para retirar o processo contra o governo português por manter privilégios nas decisões de empresas privatizadas no país. Nesta terça-feira, 5, o conselho de ministros de Portugal aprovou a extinção das ações especiais "golden shares", do governo em empresas portuguesas.
Com a medida, tudo indica que está próximo o fim do poder de veto do Estado português sobre as decisões dos acionistas da Portugal Telecom (PT). À imprensa europeia, o ministro de Estado e das Finanças do país, Vitor Gaspar, disse que a iniciativa é parte do acordo de empréstimo da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Mesmo sem poderes para interferir nas negociações aprovadas pela maioria dos acionistas da empresa, o governo de Portugal manterá ativos no Grupo, afirmou Gaspar. "Vamos nos beneficiar da valorização das empresas que vão ser privatizadas", disse.

Notícias relacionadas
Segundo o ministro, a resolução do conselho português valerá para todas as empresas nas quais o governo mantém ativos: Portugal Telecom, EDP – Energias de Portugal e GALP Energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!