Os vencedores do Prêmio Oi Tela Viva Móvel 2015 foram revelados em cerimônia na noite desta terça-feira, 5, em São Paulo, logo após o primeiro dia do congresso Tela Viva Móvel. O case vencedor do Grand Prix do Júri, ou seja, aquele mais bem avaliado pelos jurados dentre todos os finalistas das dez categorias, foi o "Acesso Grátis ao Canal Bradesco Celular", do banco Bradesco, o primeiro projeto de conectividade móvel gratuita a um app bancado por empresa privada e envolvendo as quatro grandes operadoras.
Por sua vez, o vencedor do Grand Prix Popular, ou seja, aquele que recebeu mais votos dentre todos os finalistas das dez categorias, foi o "Além do Peso Interativo", da Brasiltec, em parceria com a Rede Record e a Endemol, que consistiu na interatividade via SMS e portal de voz durante a transmissão do reality show homônimo na TV.
Na edição deste ano foram 173 cases inscritos, dentre os quais quatro foram escolhidos para serem os finalistas em cada categoria, com base na avaliação de um júri especializado formado pelos jornalistas de tecnologia Elis Monteiro, Fernando Paiva, Nick Ellis e Samuel Possebon, além do advogado da FAS Advogados e consultor do MEF Rafael Pellon. A votação popular durou duas semanas, no site do Tela Viva Móvel, na Internet.
Confira abaixo os vencedores em cada uma das dez categorias, na escolha do júri e no voto popular.
Categoria | Escolha do júri | Voto Popular |
Educação | Plurall – plantão de dúvidas, da Edumobi, em parceria com colégio e curso pH | Kantoo Mandarim, do Instituto Sidarta, em parceria com Bluescreen, Daybook, La Mark, SupportComm e Vivo |
Entretenimento | Apps Club, da Bemobi, em parceria com Claro, Oi, Vivo, TIM e diversos publishers internacionais | Apps Club, da Bemobi, em parceria com Claro, Oi, Vivo, TIM e diversos publishers internacionais |
Ferramentas móveis | Kantoo Foto Tradutor, da La Mark, em parceria com a Vivo | Posso ajudar?, da M2G Message to Garcia, em parceria com Carolina Azevedo |
Internet das coisas | All4One, da Netshoes, em parceria com Carenet e Taqtile | Check-in pagamento móvel, da PayPal do Brasil, em parceria com Tagme |
Mensageria e redes sociais | Turnê Interativa Metallica – votação de músicas por SMS, da TWW do Brasil, em parceria com T4F e Alonso Sistemas | Blah, da TIM, em parceria com Amdocs |
Mídia | Nuvem de jornaleiro, da Telefônica Vivo, em parceria com Gol Mobile, Movile e diversos provedores de conteúdo | Além do peso interativo, da Brasiltec, em parceria com Rede Record e Endemol |
Mobile cash | Pagamento móvel 99Taxis, da PayPal do Brasil, em parceria com 99Taxis | Ingresse – ingressos para eventos, da Ingresse, em parceria com E-bricks, DGF Investimentos, Qualcomm Ventures, FbStart e Google |
Mobile marketing | Acesso grátis ao canal Bradesco celular, do Bradesco, em parceria com Claro, Oi, Vivo e TIM | Acesso grátis ao canal Bradesco celular, do Bradesco, em parceria com Claro, Oi, Vivo e TIM |
Saúde e bem-estar | Portal do Paciente, do Hospital Sírio-Libanês, em parceria com MTM | Portal do Paciente, do Hospital Sírio-Libanês, em parceria com MTM |
Utilidade pública | App Anatel, da Anatel, em parceria com Digitrack e Mais2X | Me atende, da Staniscia Tecnologia e Informática |
Grand Prix Popular: Além do peso interativo, da Brasiltec
Grand Prix do Júri: Acesso grátis ao canal Bradesco celular, do Bradesco