EUA dedicam fundo de universalização para 5G em áreas rurais

Foto: FCC

A agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), anunciou nesta quarta-feira, 4, um plano para lançar um fundo de US$ 9 bilhões exclusivo para implantação de 5G em zonas rurais dos Estados Unidos. O 5G Fund utilizará recursos do Fundo de Serviço Universal e será alocado por meio de leilão reverso, com destinação em áreas "difíceis de servir com populações esparsas e/ou necessidades de facilitação para implantação de agricultura de precisão".

Em comunicado, o chairman da FCC, Ajit Pai, ressaltou que o 5G pode trazer mais benefícios que o 4G para as populações carentes em regiões afastadas nos EUA. "Queremos garantir que os norte-americanos desfrutem desses benefícios, assim como os residentes das áreas urbanas farão", declarou, citando necessidades "únicas" em fazendas e ranchos nessas zonas rurais e uma reserva específica do novo fundo para a agricultura de precisão. 

Esse novo mecanismo vai substituir um fundo específico para o serviço móvel, o Mobility Fund Phase II, que era destinado também às áreas rurais, mas com tecnologia LTE, e que não teve o resultado esperado. A FCC afirma ter conduzido 25 mil testes de velocidade em mais de 16 mil km dos Estados Unidos para medir o desempenho de rede e constatado que os mapas de cobertura submetidos pelas próprias operadoras "provavelmente superestimaram o alcance real de cada provedor e não refletem a experiência 'real' em várias instâncias". A comissão diz que vai tomar "passos adicionais" para garantir que os dados de cobertura submetidos sejam precisos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!