Licenças de UHF por assinatura chamam a atenção das teles

As licenças do Serviço Especial de TV por Assinatura (TVAs) definitivamente entraram na pauta de interesse do setor de telecomunicações, pelo menos pelo que se pôde perceber durante a Futurecom, evento de telecomunicações que acontece esta semana em Florianópolis.
Aposta-se que estes canais poderão ser utilizados para a oferta de serviços móveis de TV digital em modalidades pagas, o que não é permitido aos radiodifusores. As TVAs são licenças de UHF criadas no final dos anos 80 e que prestam serviços pagos, mas que podem transmitir 35% de sua programação de forma aberta e gratuita. Há hoje, no Brasil, apenas 25 licenças desse tipo, a maior parte nas grandes capitais e nas mãos de grandes grupos de mídia. A Anatel já disse que precisa que estes canais de UHF sejam digitalizados para evitar interferências na transmissão digital das emissoras abertas.
Desde que as autoridades brasileiras começaram a discutir a possibilidade de implantação da televisão digital, intuiu-se que estes canais poderiam ser utilizados pelas teles no processo. São faixas valiosas de 6 MHz justamente no espectro da TV digital aberta (ou seja, na faixa que será sintonizada pelos handsets e receptores móveis e portáteis de TV).

Notícias relacionadas
De acordo com Marco Aurélio Rodrigues, presidente da Qualcomm, a empresa manteve contatos com a Anatel para discutir o tema e ?levantar canais que pudessem ser utilizados para transmitir nada menos que 20 canais de televisão em baixa definição (LD), mais 10 canais de áudio e ainda um canal de texto". A Qualcomm, contudo, aposta na sua própria tecnologia, o MediaFlo, para prestar esse tipo de serviço.

Território dominado

Não se pode esquecer que estas licenças de TVAs não são outorgas de serviços de radiodifusão, daí a possibilidade de serviços pagos. O problema é que a regulamentação desta faixa é precária e as outorgas estão em processo de renovação. Não há mais previsão da Anatel para que novas licenças de TVA sejam outorgadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!