A Anatel determinou à EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) que realize uma nova distribuição de kits com a parabólica de TV digital nos domicílios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 21, durante a 218ª Reunião do Conselho Consultivo da agência.
De acordo com o superintendente de outorga e recursos à prestação substituto, Sidney Azeredo Nince, a Siga Antenado (nome fantasia da EAF) está preparada para atender 20.591 residências com a instalação gratuita de um novo kit. Ou seja, a entidade irá substituir os equipamentos que foram danificados por conta das enchentes no estado.
"No Rio Grande do Sul, tinham cerca de 20.600 kit já instalados. Devido a essa calamidade, as pessoas perderam conexão de banda larga, perderam onde moram… então houve essa decisão da Anatel em virtude dessa situação de emergência", explicou Nince.
O servidor informou que, embora a EAF já esteja preparada, o início das instalações ainda depende das condições de logística. Isso porque diversas estradas de acesso a municípios do estado continuam afetadas, além dos serviços de energia elétrica ainda interrompidos em regiões onde há instalações previstas.
Limpeza de espectro
A distribuição gratuita de kits de antenas parabólicas de TV digital para pessoas inscritas no Cadastro Único faz parte do movimento de limpeza de espectro para a expansão da conectividade 5G no Brasil. De acordo com a agência, em todo o Brasil foram instaladas 2.805.676 antenas (para um total estimado em 5,5 milhões). Além disso, há 88.632 mil agendamentos.