Celular da Nokia traz loja da iMusica embutida

O celular N91 da Nokia chegará às prateleiras no final de setembro com uma ferramenta inédita no País: trará embutida em seu menu uma loja de música digital. A iMusica Mobile, como é chamada, foi criada pela iMusica, empresa do grupo IdéiasNet com longa experiência na venda de músicas pela internet. ?A banda larga tem apenas 5 milhões de usuários no País. A telefonia celular tem 90 milhões. Não poderíamos ficar fora desse mercado?, explica o presidente da iMusica, Felippe Llerena.
As compras na iMusica Mobile são feitas via cartão de crédito, mediante um cadastro simples feito pelo usuário dentro do aplicativo. A cobrança vem na fatura do cartão. Cada música será vendida por um preço entre R$ 0,99 e R$ 2,99. O formato do arquivo é AAC+, com tamanho em torno de 1 Mb. As músicas são protegidas por OMA DRM 1.0. Será permitido que cada usuário faça até três downloads do mesmo arquivo, o que serve como backup caso o cliente apague sem querer o conteúdo ou perca o celular. Vale destacar que, usando seu cadastro pessoal, o cliente pode baixar a mesma música para o seu computador, acessando o site da iMusica na internet, sem pagar de novo pelo conteúdo. Llerena prefere não arriscar uma previsão de quantos downloads de músicas serão feitos através da loja no N91 nos próximos 12 meses. ?Esse mercado ainda está muito cru?, justificou.
O portfólio que estará disponível para compra no celular ainda não está definido. A iMusica precisa renegociar alguns detalhes contratuais referentes ao DRM com as gravadoras. Para a internet o portfólio é de aproximadamente 300 mil fonogramas. A companhia tem contrato com mais de 200 gravadoras, dentre as quais Warner, EMI, Universal, Sony-BMG, Trama, Deckdisc, Som Livre.

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Está nos planos da empresa disponibilizar para download o aplicativo da loja para que outros celulares Nokia a utilizem como canal de compra de músicas digitais. É preciso que sejam modelos compatíveis com o sistema operacional Symbian.

Modelo de negócios

É interessante notar que essa loja embutida no N91 traz um novo conceito de modelo de negócios para venda de conteúdo celular. Isso porque as operadoras não receberão participação no valor cobrado pelas músicas vendidas. Nem mesmo a Nokia compartilhará desse faturamento, que ficará todo para a iMusica, gravadoras, editoras e artistas. As operadoras terão somente a receita oriunda do tráfego de dados, quando a transmissão for feita pela rede celular, via GPRS ou EDGE. Cabe ressaltar que o N91 tem Wi-Fi, o que permite ao usuário comprar a música sem usar a rede de telefonia celular.
Entretanto, a iMusica refuta a idéia de concorrência com as operadoras. ?O N91 se posiciona como competidor do IPod. Não queremos competir com as operadoras?, esclarece o gerente de negócios mobile da iMusica, Ivan Souza. A iMusica tem planos de fechar parcerias com operadoras para a venda de fulltrack pela rede celular, provavelmente através de um site WAP, e aí sim dividir receita com as teles.
O contrato entre iMusica e Nokia não é exclusivo. Ou seja, nada impede que a loja seja incluída no futuro em aparelhos de outros fabricantes. ?Mas não temos pressa em fazer isso?, comenta Souza.

Internet

A iMusica vende por mês entre 12 e 18 mil músicas em formato digital pela Internet. Boa parte é comercializada por parceiros, como MSN, Yahoo e Americanas.com. Cerca de 2,2 milhões de pessoas já se cadastraram no site da iMusica. A expectativa de Llerena é de que a quantidade de downloads aumente sensivelmente nos próximos meses com a redução do preço máximo para R$ 2,49 e a ampliação do portfólio para 500 mil fonogramas.

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