O Diário Oficial da União desta quarta-feira, 4, publicou a nomeação do ex-deputado federal e ex-ministro da desburocratização do Governo Sarney, Paulo de Tarso Lustosa da Costa, para exercer o cargo de secretário executivo no Ministério das Comunicações. Além da carreira política com três mandatos de deputado federal, Lustosa, que é administrador e economista, exerceu dezenas de cargos em organismos cearenses e federais, além de atuar como docente nas universidades estadual e federal do Ceará.
Radiodifusor até 1998
De acordo com levantamento realizado na listagem de proprietários de emissoras de rádio e televisão, disponível no Ministério das Comunicações no ano passado, o secretário executivo e sua família (esposa e filho), controlam no Estado do Ceará duas emissoras de rádio FM e duas OM. O Secretário Executivo informa porém que, desde 1998, ele e os membros de sua família não têm mais participação no capital de nenhuma emissora de rádio. Lustosa relata que a documentação que regulariza a transferência destas emissoras ainda não foi registrada por ter dado entrada na Delegacia do Ministério das Comunicações no Ceará, órgão desativado ao final do governo FHC pelo ministro Juarez Quadros. O conjunto dos processos pendentes no Ceará foi encaminhado para Brasília e "está empacotado em alguma sala do ministério até hoje", revelou Lustosa, por meio da assessoria de imprensa do Minicom. A assessoria informou ainda que estes processos fazem parte dos 150 mil outros pendentes no ministério, para os quais o ministro Eunício Oliveira pretende dar prioridade. As emissoras ainda em nome de Lustosa e sua família, de acordo com a listagem do ministério, são as seguintes:
* PS Radiodifusão Ltda – Baturité – FM – canal 227 (Paulo de Tarso Lustosa da Costa, sócio; e Franciso de Sousa Possidônio, diretor)
* Rede Abolição de Rádio Ltda – Juazeiro do Norte – OM – 850 KHz (Antélica Maria Ellery Lustosa da Costa; diretora; e Carlos Eugenio Ellery Lustosa da Costa, sócio)
* Rádio Tupinambá de Sobral Ltda – Sobral – FM – canal 241 – (Antônio Torquato Araújo, diretor; e Paulo de Tarso Lustosa da Costa, sócio)
* Rádio Tupinambá de Sobral Ltda – Sobral – OM – 1.120 Khz (Antônio Torquato Araújo, diretor; e Paulo de Tarso Lustosa da Costa, sócio).