Fust pode financiar cabo submarino interestadual e ligação com países vizinhos

Com recursos do Fust sendo finalmente aplicados na cadeia de telecomunicações, o governo federal está avaliando duas novas possibilidades de investimentos a partir do fundo setorial: projetos de cabos submarinos interestaduais e a integração de sistemas de comunicação brasileiros com países vizinhos.

As duas alternativas foram mencionadas nesta terça-feira, 3, pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Durante participação na Futurecom 2023, realizada em São Paulo, o chefe do MCom indicou que linhas específicas estão sendo formatadas para as duas modalidades.

No caso dos cabos submarinos interestaduais, o governo já percebe demanda para uma série de projetos do gênero, sobretudo saindo do Ceará e chegando a outros estados litorâneos, indica uma fonte do MCom. Já a integração com vizinhos de fronteira tem sido discutida como próximo passo possível do programa Norte Conectado, de infraestrutura óptica na Amazônia.

Notícias relacionadas

Neste ano, o Fust teve R$ 1,1 bilhão liberado pelo MCom para operações reembolsáveis e não reembolsáveis – com foco inicial em projetos de educação, áreas rurais e comunidades em áreas urbanas (favelas) e taxas de juros reduzidas.

Em paralelo, um orçamento de R$ 2,7 bilhões para o fundo até 2025 foi aprovado pelo conselho gestor do fundo setorial, ao passo que o MCom também busca fontes de recursos adicionais para turbinar a capacidade de investimentos a partir do instrumento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!