Peso da regulamentação fecha a Porto Seguro Conecta

(Matéria originalmente publicada no Mobile Time) A Conecta foi a primeira MVNO a abrir as portas no Brasil e é também a primeira a fechar. A empresa não conseguiu competir em preço com as operadoras tradicionais, mas tinha como diferencial a qualidade no seu atendimento, que a fez ser apontada por três anos consecutivos como a melhor operadora do Brasil, em pesquisa realizada pela Anatel. O principal motivo por trás da decisão de encerrar as atividades foi o peso das obrigações regulatórias, afirmam fontes que acompanham o assunto de perto.

Pela regulamentação atual, de acordo com a resolução 575, MVNOs com mais de 50 mil linhas em serviço precisam cumprir uma série de exigências iguais àquelas de operadoras de grande porte, como instalar um sistema antifraude e equipamentos para o monitoramento da velocidade de download e upload da rede. O novo Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) aponta para uma mudança favorável às MVNOs: somente prestadoras com mais de 5% de market share precisarão cumprir tais obrigações. Mas enquanto isso não é regulamentado continua valendo a resolução 575.

Na última sexta-feira, 28, a Anatel publicou a resolução 698, que estabelece um comitê para discutir as obrigações das prestadoras de pequeno porte. A expectativa do mercado é que o comitê, com a participação de entidades do setor privado, ajude a acelerar a adaptação da regulamentação, o que poderia acontecer no primeiro semestre de 2019. A criação do referido comitê é vista por fontes do mercado como um sinal de que a Anatel acordou para a urgência das MVNOs. Porém, para a Porto Seguro Conecta, foi tarde demais.

Notícias relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Não estou acreditando nisso. Fazem três anos que não tenho problemas com a operadora de celular. Não tenho dúvidas que a qualidade vai cair e muito. Ja tive TIM e os problemas foram muitos. Que será de nós agora?

  2. Vamos ver quanto tempo os Correios vai permanecer, uma vez que eh uma empresa pública, sem concorrentes e que quando está no prejuízo, paga as contas com o dinheiro público

  3. VERGONHA, quando fui buscar hoje para mudar da TIM (pessimo serviço) para a Porto Seguro Conecta, descubro que os felizes clientes da ultima estão sendo devolvidos para a TIM, para voltarem a ser infelizes. A cultura corporativa de tratar os clientes no Brasil como LIXO é alastrante e mafiosa, uma desgraça.

  4. Fui TIM e agora sou Conecta há 3 anos e fiquei muito satisfeito por uma série de motivos que não é só por parte do atendimento. Experimentei e continuo ainda o melhor da telefonia móvel mas infelizmente vou ter que voltar para a TIM, de onde eu vim. A única vantagem é que nós que estamos na Conecta "teremos" o mesmo pacote, valores e descontos no seguro auto, entrega de um segundo celular por perda ou roubo ou conserto, como também mantendo o mesmo valor da conta e mesmos direitos no pacote fechado. Agora……será? E se começar tudo bonitinho e certinho, até quando? Porque na hora de receber clientes todos prometem o melhor. Quero ver depois de um tempo.

  5. Nunca precisei fazer uma reclamação na Porto Conecta. Foi com pesar e trauma a mudança. Com 2 meses de mudança 2 reclamações.

Deixe um comentário para Carlos Alberto da Costa silveira Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!