DTH da Telefônica inicia testes este mês

O serviço de DTH (TV por assinatura via satélite) da Telefônica, que operará inicialmente em parceria com a Astralsat (detentora de licença), começa a operar em caráter experimental neste mês, segundo o presidente do grupo, Fernando Xavier Ferreira.
A respeito de uma possível monitoração do Ministério das Comunicações sobre o conteúdo que chegará por DTH, conforme sinalizado pelo ministro Hélio Costa na última segunda-feira, 2, na abertura da Futurecom 2006, Xavier destacou que a grade de mídia, a partir de parcerias de conteúdo que serão fechadas pela Telefônica, serão submetidas à Anatel, conforme a regra atual. Na verdade, não existe nenhuma interferência da Anatel sobre nenhum tipo de conteúdos dos DTHs brasileiros. A única responsabilidade existente é em relação a aspectos colocados pela Ancine (agência de cinema).
Xavier não arrisca opinar sobre quais seriam as restrições, já que o bloco de programas que serão apresentados não será diferente ao que já é apresentado hoje pela TV por assinatura. ?Não vejo diferença de natureza no perfil de conteúdo já existente?, disse. O executivo explicou que serão fechadas parcerias locais de conteúdo além da tropicalização do conteúdo externo que será adaptado ao mercado brasileiro.

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Quanto à parceria com a Astralsat, Xavier destacou que é similar ao acordo firmado com a Sky em 2005, que acabou não se viabilizando. Com a Sky, a Telefônica tinha um acordo de venda conjunta.
Com a Astralsat, o acordo vai além, e envolve o uso da licença de DTH, além da oferta combinada de produtos. Ele destacou também que a empresa continua com o pedido de licença para operar DTH na Anatel, independente da parceria com a Astralsat. ?Hoje não há impedimento na legislação para oferta de uma operação de DTH?, afirma. "Nosso objetivo é compor o trio (banda larga, voz e TV por assinatura), sendo que o conteúdo ainda está sendo negociado?, afirma. Ele avalia também que talvez a empresa tenha dificuldade de negociar conteúdo com algumas emissoras locais. ?Como 70% do conteúdo hoje é de TV aberta, também prevemos parcerias com o setor de radiodifusão para alcançar esse conteúdo?, disse. Os planos da Telefônica, segundo o executivo, também incluem a transmissão de conteúdo pelo celular, a partir de uma parceria com a Vivo (a parceira natural) e com outras operadoras.

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