Vivo quer ter TV paga sem congestionar rede

A Vivo aposta em uma nova rede WCDMA, upgrade da GSM, para oferecer aos seus assinantes serviços de entrega de conteúdos no modelo broadcast (um para muitos) e cobrança fixa mensal, no modelo da TV paga, sem que isso implique o congestionamento de sua rede. Segundo Sérgio Assenço, vice-presidente de regulação e interconexão da Vivo, hoje a limitação da oferta de vídeo no celular é a banda. Para resolver esse problema a operadora optou pela tecnologia MBMS (Multimedia Broadcast Multicast Service), que permite a oferta de vídeo dentro da banda de celular por meio de IP datacast. ?Com isso poderemos oferecer serviço de vídeo 24 horas sem limitação de número de acessos e sem ficar com a faixa congestionada?, diz Assenço. A única limitação, segundo o executivo, será o número de canais, o que vai depender de novas faixas a serem licitadas pela Anatel. O executivo garante que poderá oferecer TV por assinatura no celular, 24 horas, a custo baixo, pois o serviço poderia ser recebido, inclusive para a base pré-paga.
Ele prevê que em 2008 Japão e Coréia já devem testar os primeiros aparelhos com essas funcionalidades. ?A Vivo prevê a possibilidade de novos serviços já em 2009?, destacou. Por enquanto, a empresa segue com a oferta de conteúdos em suas redes CDMA, no modelo atual.
Virgílio Amaral, diretor da TVA, operadora de TV paga, destaca que o atual custo do serviço de celular em redes 3G ?tornaria inviável a operação de TV por assinatura nesses aparelhos". E que a TVA aposta no WiMAX por não precisar pagar royalties elevados.

Notícias relacionadas

Tem que ter licença

O conselheiro da Anatel José Leite Pereira Filho lembrou que para uma oferta de serviço de TV paga pelo celular, a Vivo precisaria de alguma outorga. "Não existe a TV por assinatura móvel, ainda. Acho que o MMDS é o serviço mais próximo e que poderia embasar essa idéia da Vivo, mas para isso seria preciso que a faixa usada pelo celular também estivesse associada ao MMDS, o que não acontece hoje".
Sérgio Assenço e José Leite participaram do evento ABTA 2006, o principal encontro de TV paga do país, realizado esta semana, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!