A Vivo aposta em uma nova rede WCDMA, upgrade da GSM, para oferecer aos seus assinantes serviços de entrega de conteúdos no modelo broadcast (um para muitos) e cobrança fixa mensal, no modelo da TV paga, sem que isso implique o congestionamento de sua rede. Segundo Sérgio Assenço, vice-presidente de regulação e interconexão da Vivo, hoje a limitação da oferta de vídeo no celular é a banda. Para resolver esse problema a operadora optou pela tecnologia MBMS (Multimedia Broadcast Multicast Service), que permite a oferta de vídeo dentro da banda de celular por meio de IP datacast. ?Com isso poderemos oferecer serviço de vídeo 24 horas sem limitação de número de acessos e sem ficar com a faixa congestionada?, diz Assenço. A única limitação, segundo o executivo, será o número de canais, o que vai depender de novas faixas a serem licitadas pela Anatel. O executivo garante que poderá oferecer TV por assinatura no celular, 24 horas, a custo baixo, pois o serviço poderia ser recebido, inclusive para a base pré-paga.
Ele prevê que em 2008 Japão e Coréia já devem testar os primeiros aparelhos com essas funcionalidades. ?A Vivo prevê a possibilidade de novos serviços já em 2009?, destacou. Por enquanto, a empresa segue com a oferta de conteúdos em suas redes CDMA, no modelo atual.
Virgílio Amaral, diretor da TVA, operadora de TV paga, destaca que o atual custo do serviço de celular em redes 3G ?tornaria inviável a operação de TV por assinatura nesses aparelhos". E que a TVA aposta no WiMAX por não precisar pagar royalties elevados.
Tem que ter licença
O conselheiro da Anatel José Leite Pereira Filho lembrou que para uma oferta de serviço de TV paga pelo celular, a Vivo precisaria de alguma outorga. "Não existe a TV por assinatura móvel, ainda. Acho que o MMDS é o serviço mais próximo e que poderia embasar essa idéia da Vivo, mas para isso seria preciso que a faixa usada pelo celular também estivesse associada ao MMDS, o que não acontece hoje".
Sérgio Assenço e José Leite participaram do evento ABTA 2006, o principal encontro de TV paga do país, realizado esta semana, em São Paulo.