"Caladão" é previsto com dois dias de antecedência em solução da NSN

A Nokia Solutions and Networks (NSN) desenvolveu uma solução de predição de problemas em redes de telefonia móvel. Trata-se de um sistema de big data capaz de analisar mais de um milhão de atributos de fontes diversas, desde parâmetros da rede da operadora até indicadores de serviços over-the-top (OTT), como Netflix, Facebook e afins, passando por dados relacionados ao clima e ao trânsito, além de chamadas no call center da empresa. Cruzando todos esses dados, o sistema consegue identificar padrões que precedem grandes problemas na rede, como a queda do serviço, popularmente chamada de "caladão".

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Hoje, os técnicos de uma operadora no centro de controle de rede (NOC) recebem alertas quando os problemas já estão acontecendo. Com essa solução de big data, é possível prever uma ocorrência com antecedência de horas ou mesmo dias e, assim, tomar as providências para que o problema seja mitigado. "É como no filme Minority Report", compara Sandro Tavares, diretor da NSN.

Em uma operadora asiática que vem testando a solução há alguns meses a precisão atual é de 95% e a antecedência da previsão chega a dois dias. Quanto mais a plataforma é alimentada de dados, mais precisa ela se torna e maior é a antecedência da previsão. Com o sucesso do case na Ásia, a NSN começa a oferecer a solução para operadoras ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Estádios

Outra novidade da NSN é o planejamento em três dimensões (3D) das redes 4G em estádios e em outros locais fechados de grande movimento, principalmente com foco em eventos especiais, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Tradicionalmente, a cobertura 4G em estádios é feita a partir de um planejamento em 2D, com a planta baixa do local. Se feito em 3D, é possível calcular melhor a localização das antenas, que aprimora a propagação do sinal e diminui de 30% a 60% a interferência.

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