América Móvil oferece US$ 6,5 bi para ter 100% da Telmex

A operadora celular mexicana América Móvil fez uma proposta para comprar as ações que ainda não controla da Telmex, concessionária de telefonia fixa do México. A América Móvil já possui o controle da Telmex, mas quer torná-la uma subsidiária integral, retirando seus papéis da bolsa de valores. Para tanto, será preciso comprar 40,4% do capital social da Telmex, que está pulverizado entre diversos acionistas. A companhia ofereceu um preço por ação com ágio de 11,1% sobre a cotação média das ações da Telmex nos últimos 30 dias. Se obtiver sucesso, a América Móvil gastará cerca de US$ 6,5 bilhões.
Os objetivos desse movimento, segundo análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), são cortar custos, convergir as duas operações, preparar a companhia para ofertas quad-play (telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura) e tornar-se mais competitiva para enfrentar a rival Televisa, maior grupo de mídia do México e que recentemente entrou no setor de telefonia móvel com a aquisição da operadora Iusacell. O negócio ainda aguarda aprovação dos acionistas minoritários e dos órgãos que regulam o mercado de ações mexicano. A América Móvil pertence ao bilionário mexicano Carlos Slim.
Brasil

Notícias relacionadas
No Brasil, estão ligadas ao grupo mexicano as operadoras Embratel, Net Serviços e Claro. Por enquanto, elas atuam de maneira independente, mas, se o exemplo do México for seguido, em algum momento pode haver uma consolidação para gerar sinergias e permitir pacotes quad-play. A integração entre as companhias já está sendo planejada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!