O secretário de tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro, afirmou que até o final do próximo ano o governo tem a meta de tornar digitais 850 serviços oferecidos ao cidadão. Ele informou durante apresentação da pesquisa TIC Governo Eletrônico nesta quarta-feira, 2, que o censo realizado pelo governo federal identificou 1.193 serviços que são oferecidos ao cidadão atualmente, mas que são totalmente analógicos. Atualmente, 38 serviços foram transformados em digitais e outros 77 estão em processo de digitalização.
Para que a meta seja alcançada, o secretário aposta no trabalho de integração dos órgãos governamentais. "Vamos trabalhar com a ideia de plataformas compartilhadas. Não podemos trazer para o universo digital o mesmo labirinto para o universo físico. Não tem razão existirem diversos sites de governo, cada um com seu pedaço dos serviços. Se o cidadão é único, governo precisa ser único para ele. É como um shopping center, com as lojas voltadas para dentro, onde o cliente tenha acesso a todos os serviços", comentou Monteiro.
O secretário também destacou que o Brasil é o quarto pais no mundo em presença frequente de usuários na Internet. No entanto, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), o país ocupa a 40ª posição no índice de governo eletrônico. "Temos condições de subir algumas posições e alcançar a liderança na América Latina", afirma.