Anatel aprova regulamento para oferta de internet em rede elétrica

A Anatel aprovou nesta quinta-feira, 2, o Regulamento sobre Condições de Uso do Sistema de Acesso em Banda Larga utilizando Rede de Energia Elétrica (BLP). As novas regras se aplicam à prestação de internet por meio da tecnologia Power Line Communications (PLC). A data de publicação da norma não foi divulgada pela Anatel, nem se o texto encaminhado à consulta pública sofreu alterações.
Em princípio, a oferta de internet via PLC será em caráter secundário, ou seja, sujeita a restrições em caso de causar interferências de outros serviços. Segundo fontes da agência, a decisão pelo caráter secundário não é permanente e pode ser revista quando o serviço se estabelecer comercialmente. A escolha da Anatel de deixar o serviço sem garantias contra interferências foi motivo de críticas durante a consulta pública. No entanto, não há nenhum serviço consolidado usando a faixa designada, que hoje é explorada ocasionalmente por entidades como as Forças Armadas.
A segunda parte da regulamentação da nova oferta de internet por meio da rede elétrica ainda está em consulta pública na Aneel. Trata-se da sistemática aplicada ao uso dos meios físicos para a entrega do serviços aos consumidores, etapa que necessariamente passa pela rede das distribuidoras de energia elétrica. Na Aneel, a perspectiva é de que a negociação do acesso à infraestrutura continue sendo livre, sem qualquer regulação de preços, até porque o setor elétrico não permite a fixação de valores de rede.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!