Estudo aponta margens de 70% para teles locais

Um estudo encomendado pela Embratel ao Boston Consulting Group, indica que a margem Ebitda isolada da operação local das concessionárias, não levando em conta as demais operações como longa distância, é de aproximadamente 70%.
De acordo com a vice-presidente de marketing e assuntos regulatórios da Embratel, Purificación Carpinteyro, que participou nesta sexta, 1º, do fórum da revista Exame ?O Futuro das Telecomunicações Brasileiras?, o estudo mostra ainda que ao consolidar todas operações há uma queda de até 50% na margem Ebitda.
Entretanto, de acordo com o vice-presidente de estratégia corporativa e regulatório da Telefônica, Eduardo Navarro, mesmo detendo 98% das linhas fixas em sua área de atuação, a rentabilidade sobre o custo do capital investido no Brasil é muito inferior a outros países. ?A nossa rentabilidade no Brasil está em menos 10%?, diz Navarro.

Notícias relacionadas

Margens

As teles locais argumentam que o unbundling, a desindexação de tarifas e a criação de novas metas causariam um desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. ?O desequilíbrio seria um risco sério, se fosse verdade?, argumenta Purificación. Para ela, as concessionárias locais usam as margens da telefonia local para subsidiar a entrada em novos mercados e operações como longa distância, banda larga e acesso à Internet, às custas da concorrência. ?As margens nos mercados secundários estão sendo reduzidas e as locais estão monopolizando tudo. Não se pode permitir a monopolização de toda a cadeia de valor?, completa.
Na opinião do ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, que também esteve presente ao evento, a solução para promover competição em setores dominados por um monopólio natural é a existência de um sistema forte de regulamentação da competição, com um órgão regulador forte e a aplicação de multas pecuniárias expressivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!