Deputados querem Plano Nacional de Banda Larga

Um dos assuntos mais debatidos no 51º Painel Telebrasil, realizado nesta sexta-feira, 1, na Costa do Sauípe, na Bahia, é a criação de um Plano Nacional de Banda Larga. Parece consenso junto ao setor de telecomunicações de que se precisa universalizar o acesso à internet em alta velocidade. A idéia foi mais fortemente defendida por dois deputados do PT presentes no evento: Walter Pinheiro (PT-BA) e Jorge Bittar (PT-RJ). Pinheiro propôs que parte dos custos fossem arcados por operadoras 3G, em troca de descontos nas licenças ? vale lembrar que o edital da Anatel para as freqüências de 3G deverá incluir descontos no preço da licença em troca de obrigações de cobertura. Bittar, por sua vez, sugeriu também outras fontes de receita para o projeto, como o dinheiro do Fust a ser arrecadado daqui em diante. Outra possibilidade é trocar alguma das obrigações previstas nos novos contratos de concessão de STFC por outras relacionadas ao projeto.
Para Bittar, esse plano irá requerer um pacto entre a União, os Estados e os municípios. ?A União forneceria parte dos recursos e os Estados e municípios implementariam o projeto, seguindo determinadas obrigações?, explicou o deputado.
O presidente da Trópico, Raul del Fiol, fez coro à necessidade de se expandir a banda larga no País. ?Assim como a energia elétrica foi fundamental para o sucesso da era industrial, a banda larga é prioridade na sociedade da informação?, comparou.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!