Deputados querem garantias de aplicações de recursos

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, dia 29, o relatório final da subcomissão especial formada para "analisar a situação dos fundos relacionados a Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática". A aprovação se deu por unanimidade. A subcomissão especial foi formada especialmente para analisar a situação dos fundos e sua aplicação. O relatório apresentado e aprovado hoje faz algumas considerações sobre os fundos setoriais e sugere algumas ações a serem adotadas pela Comissão de Comunicação, inclusive a transformação da subcomissão especial em subcomissão permanente.
Especificamente sobre o setor de telecomunicações, o relatório constata a não utilização até o momento dos recursos do Fust e diz que a primeira licitação desenhada para o fundo estimulava o monopólio. O documento é bastante crítico em relação ao contingenciamento dos recursos do Fust feito de 2001 a 2003. O relatório pede que se criem mecanismos que garantam a aplicação efetiva destes recursos e impeçam definitivamente o seu contingenciamento.
Sobre o Funttel, o relatório coloca que à exceção da Fundação CPqD, que de acordo com a lei de criação do fundo recebe 20% dos recursos, não se tem informações sobre o repasse de recursos para outras instituições. O trabalho da subcomissão sugere a realização de uma audiência pública com o Ministério das Comunicações, a Finep, o BNDES e o CPqD para debater o uso dos recursos do Funttel e a implantação dos recursos do Fust. A íntegra do relatório pode ser obtida no site da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!