Celulares batem no fundo do poço nos Estados Unidos

As más notícias das operadoras de telefonia móvel dos Estados Unidos podem ter se esgotado, segundo análise publicada na edição desta semana da The Telecomm Analyst, da Multex Investors. Os seis maiores players desse mercado (Sprint PCS, Verizon, AT&T, Cingular, Nextel e Voicestream) segundo pesquisa da Prudential Securities tiveram aumento do retorno sobre os gastos feitos este ano. Houve queda da taxa de churn, aumento do ARPU e os custos se estabilizaram.
Algumas operadoras, porém, saíram-se melhor que outras. A Nextel teve desempenho excelente, enquanto que a Cingular foi a pior. Aliás, isso interessa ao Brasil, porque seus controladores têm interesses aqui. A Cingular é uma joint venture entre SBC e o grupo Bell South, que controla a BCP. Segundo o The Wall Street Journal, a Cingular está negociando uma fusão com a VoiceStream, controlada pela Deutsche Telekom. Com a fusão, a Cingular ficaria mais perto ou superaria a Verizon Wireless, atualmente a maior operadora de celulares dos EUA.
Passado o pior momento, o setor deve se concentrar mais claramente na busca de rentabilidade e não tanto no aumento da base de assinantes. Mesmo porque, a ?compra? de clientes está custando muito caro. Luiz Carvalho, do Morgan Stanley, calcula que as operadoras estão gastando US$ 347 pela adição de cada novo cliente. Já no que diz respeito aos investimentos, estima-se que caiam do patamar de 36% para 20% das receitas até 2004.

Notícias relacionadas
Essa opção pela rentabilização com menos ênfase no crescimento da base de assinantes e baixo capex (investimento), por outro lado, reflete-se em problema para os fabricantes de equipamentos. A bola da vez é a canadense Nortel, que anunciou revisão para baixo de suas projeções e corte de mais sete mil empregos.
Outro sinal de que o mercado de telecomunicações esboça alguma recuperação nos Estados Unidos é a lista dos "Top 10" da Multex Investors feita com base nos especialistas do setor em Wall Street. Durante várias semanas, o número de recomendações não passava de cinco.
Esta semana, os analistas voltaram a citar dez empresas: Citizens, Crown Castle, Century Tel, Alltel, Motorola, AT&T Wireless, Nokia, Research in Motion e Nextel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!