CGI.br se defende de críticas à NetMundial Initiative

Menos de um mês depois da criação do NetMundial Initiative e cinco dias depois da recusa da Internet Society (ISOC) em participar com uma das cadeiras cativas dedicadas ao I* (Istar), o Comitê Gestor de Internet (CGI.br) divulgou na segunda-feira, 24, uma declaração pública assinada pelos membros da entidade, entre eles o coordenador Virgílio Almeida e o conselheiro Demi Getschko. O documento justifica a participação do CGI.br na iniciativa e nega haver um processo de governança que não seja de baixo para cima (bottom-up), no projeto, criado em conjunto com o Fórum Econômico Mundial (WEF) e a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Notícias relacionadas
O Comitê reafirma que "não concordaria em fazer parte de processos de tomada de decisão fechados e verticalmente orientados de cima para baixo, que poderiam minar sua legitimidade como um conselho multissetorial verdadeiramente bottom-up". Esta é uma posição semelhante à defendida por Getschko e pelo próprio Virgílio Almeida durante a apresentação da iniciativa. O documento diz ainda que a comunidade é quem irá transformar a NetMundial Initative em "algo concreto e útil para o avanço da governança da Internet em respeito aos princípios incorporados na declaração de São Paulo (documento resultado das discussões do NetMundial em abril)".

Justificativas

O CGI.br enumera duas razões para o seu envolvimento na NetMundial Initative: a primeira delas, por conta das atividades em paralelo com um grupo de 21 conselheiros representantes da comunidade da Internet no Brasil, assessorados por uma "engajada secretaria executiva, trabalhando para a promoção daquilo que foi alcançado no NetMundial". O Comitê afirma que tem procurado trabalhar com outros stakeholders e a comunidade em questões de governança da Internet, falando em "ser a voz que se levanta sempre que possa haver qualquer reversão injustificada nos patamares basilares definidos pelo encontro". Trata-se de uma clara alusão à posição da ISOC, que afirmou que esses mesmos patamares (que a entidade defende) não teriam sido apresentados pela iniciativa.

A ISOC, que se recusou a participar e apoiar o projeto, ainda afirmou que não há uma plataforma única para coordenar, organizar e governar as discussões de Internet, e que esse processo deveria ser descentralizado, em especial com representatividade regional. A Internet Society disse ainda que o momento agora não é de criar outra plataforma, mas de concentrar na transição das funções da Internet Assigned Numbers Authority (IANA).

A segunda razão declarada pelo CGI.br tem como base a política do governo brasileiro de fortalecer sua posição nas discussões mundiais sobre governança de Internet. O Comitê lembra que o Brasil será sede do Internet Governance Forum (IGF) em 2015, além de almejar a renovação de mandato do Fórum da Assembleia Geral da ONU ao final deste ano.

Comitê de transição

O CGI.br declara ainda que a iniciativa é "apenas um dentre tantos esforços nesse sentido", dizendo ainda que "qualquer coisa adicional ao desenvolvimento e à manutenção da plataforma deve ser compreendida como um dos resultados da Iniciativa depois de sua configuração inicial". Outra defesa é em relação à participação da sociedade civil: o Comitê de Transação trabalhará junto com o Grupo de Coordenação da Sociedade Civil (CSCG) em uma solução para a definição de nomes da sociedade para o Conselho final na plataforma.

A entidade também convida para contribuições e sugestões, passando pela própria tríade com a ICANN e a WEF. "É importante ressaltar que o CGI.br está confiante de que, caso outros grupos de interessados procurem o Conselho de Transição com soluções capazes de fortalecer o processo, o Conselho estará aberto a reconhecê-las e implementá-las como forma de colocar a comunidade no centro do processo de definição da composição ulterior do Conselho da NetMundial."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!