STJ nega exclusividade da marca Iphone para a Gradiente no Brasil

A empresa IGB Eletrônica, dona da marca Gradiente, e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) tiveram negado o recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual a empresa pretendia ter a exclusividade de uso da marca Iphone no Brasil. A decisão, tomada pela quarta Turma do Tribunal, também estabelece que a IGB (que está em recuperação judicial) poderá continuar a utilizar a marca "G Gradiente Iphone" registrada por ela.

De acordo com informações do STJ, a disputa judicial teve inicio em 2013, quando a empresa norte-americana Apple ajuizou ação contra a IGB Eletrônica e o INPI visando à nulidade parcial do registro da marca mista G Gradiente Iphone, registrada pela IGB em 2008 para designar aparelhos eletrônicos e acessórios de sua linha de produção.

Processo

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Na petição inicial, a Apple sustentou que desde 2007 utiliza a marca iPhone (a brasileira é com "i" maiúsculo), a qual atende a todos os requisitos legais básicos para que um sinal se caracterize como marca de produto, conforme o artigo 122 da Lei 9.279/96, ao contrário de sua concorrente Gradiente. A empresa norte-americana alegou ainda que o pedido de registro da marca mista, feito em 2000, foi equivocadamente deferido pelo INPI em 2008, visto que o termo "iphone" foi empregado pela Gradiente apenas como simples descrição da funcionalidade de acesso à Internet oferecida por seus produtos, não oferecendo nenhuma força distintiva à marca.

A ação foi julgada procedente na primeira instância. Após isso, o IGB e o INPI entraram com recurso no STJ.

Prazo

Em suas razões, a IGB destacou o fato de que, quando a Apple iniciou suas vendas do iPhone no exterior, a Gradiente já tinha pedido o registro da marca havia mais de seis anos. Além disso, sustentou que, na época em que fez o depósito do pedido do registro da marca, o termo "iphone" não era consagrado como sinônimo de aparelho telefônico com acesso à Internet. Por fim, a Gradiente alegou que os requisitos de registro da marca devem ser analisados à luz da situação fática mercadológica vigente na época do depósito do pedido, e não no momento de sua concessão, argumento também alegado pelo INPI.

Exclusividade

Em seu voto, o ministro relator do caso, Luis Felipe Salomão, destacou que o direito de uso exclusivo da marca não é absoluto, prevendo o ordenamento jurídico limites tanto na especificidade, quanto na territorialidade. Para o relator, também é preciso levar em consideração as hipóteses em que o sinal sugestivo, em função do uso ostensivo e continuado, vincula os consumidores aos produtos e serviços oferecidos por determinada empresa, como é o caso da Apple.

"No que diz respeito às marcas, reitere-se que sua proteção não tem apenas a finalidade de assegurar direitos ou interesses meramente individuais do seu titular, mas objetiva, acima de tudo, proteger os adquirentes de produtos ou serviços, conferindo-lhes subsídios para aferir a origem e a qualidade do produto ou serviço, tendo por escopo, ainda, evitar o desvio ilegal do cliente e a prática do proveito econômico parasitário", afirmou.

Consequências 

Concluindo seu voto, Salomão destacou que o uso isolado da marca Iphone por qualquer outra empresa que não a Apple poderia causar "consequências nefastas" à empresa, já o uso da marca mista não traria prejuízo nem para a empresa norte-americana, nem para a Gradiente, pois jamais induziria qualquer consumidor a erro. "Importante ainda assinalar que tal exegese não configura prejuízo à IGB, que, por ter registrado, precedentemente, a expressão G Gradiente Iphone, poderá continuar a utilizá-la, ficando apenas afastada a exclusividade de uso da expressão 'iphone' de forma isolada", concluiu.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ)

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