Primeiro debate pós-consulta sobre o novo modelo de telecom mostra muitas arestas

Urgência versus prudência. Novo modelo ou ajustes no modelo existente. Decreto ou nova lei. Esses foram alguns dos embates mais evidentes e que nortearão a proposta de revisão do modelo de telecomunicações proposto pelo governo. A discussão realizada no Seminário da ABDTIC (Associação Brasileira de Direito das Tecnologias da Informação e das Comunicações), que acontece esta semana em São Paulo e tem a Converge como organizadora, marcou uma primeira discussão pública depois de aberta a consulta do Ministério das Comunicações sobre o tema. Na mesa, o conselheiro da Anatel Igor Freitas, responsável pela análise inicial da revisão dos contratos de concessão, e Maximiliano Martinhão, secretário de telecomunicações. Participaram ainda da discussão o pesquisador do Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília, Murilo Ramos, e o diretor regulatório da Oi, Carlos Eduardo Monteiro.

Para Igor Freitas, antes do debate é preciso que o país faça uma reflexão sobre o que efetivamente quer com o novo modelo. "Repensar o modelo parte de uma reflexão sobre as inovações e sobre se a regulação dará ou não conta desse novo ambiente. O contexto influi, e muito, no ambiente regulatório. História, cultura, ambiente político, papel do estado, organização da máquina pública… Essas são questões que cabe ao Estado refletir ao propor a discussão". Para ele, contudo, no tocante à telefonia, esse debate está superado. "Na minha leitura a tutela do Estado não é mais necessária se olhado o mercado de voz. O serviço de telefonia fixa está universalizado. Isso obviamente não contempla a banda larga. Essa é outra discussão. Cabe ao governo decidir se quer ou não instituir um outro serviço em regime público. E para criar outro serviço público não precisa de Congresso. Isso está com o Poder Executivo. Tampouco depende do Congresso a questão dos bens reversíveis. A Anatel pode propor a extinção em uma revisão contratual", disse Freitas. Ele lembrou ainda que hoje, cruzando os dados de cobertura de telefonia móvel e fixa, chega-se à conclusão que 61% da população brasileira está em áreas em que há 100% de cobertura, e que a ausência de cobertura é marginal para a maior parte da população do Brasil. "É claro que existe um pequeno percentual de pessoas que não têm o serviço de voz, mas isso pode ser facilmente atendido por satélite, por exemplo. O ponto é que a Lei Geral permite, onde houver competição suficiente, acabar com as  amarras do serviço prestado em regime de concessão".

Novo modelo

Notícias relacionadas

Para o secretário de telecomunicações, Maximiliano Martinhão, se estivéssemos falando apenas em ajustar o modelo do STFC a discussão seria simples, acomodável apenas pela Lei Geral de Telecomunicações. "Mas a discussão é mais ampla, é sobre o serviço de banda larga. Se estamos falando de um novo marco, temos que discutir um novo marco colocando a banda larga no centro do debates", disse ele. A Lei Geral de Telecomunicações quase não fala, em sua exposição de motivos, de Internet e usa uma vez apenas o termo faixa larga", lembra Martinhão. "É o caso de continuar a fazer ajustes? Já fizemos ajustes (no modelo) via backhaul, Banda Larga nas Escolas, oferta popular… Mas agora temos que avaliar se a efetividade é a que queremos ou se precisa de um modelo melhor", pondera o secretário. Ele lembra, contudo, que em muitos casos o STFC não cumpriu seu papel completamente. "O Brasil ainda tem uma deficiência de cobertura rural, por exemplo".

Segundo Martinhão, esta semana o Minicom começa a rodada de conversas com diferentes setores para discutir a consulta pública.  "Já temos 112 contribuições, sobretudo sobre os objetivo, tipos de regimes e política".

Conjuntura vs. estrutura

A posição de Martinhão está em linha com a discussão proposta pelo professor Murilo Ramos. Para Ramos, o debate sobre a LGT, por cumprir determinados objetivos do governo, deixou propositalmente a questão da Internet de fora. "Já havia, em 1997, a clara percepção de que a discussão do futuro era sobre as redes de banda larga, mas a opção na ocasião foi fazer uma lei de telefonia. Isso não pode acontecer novamente agora. Há um movimento conjuntural que não pode se sobrepor à discussão estrutural", lembrou ele. Para Murilo Ramos, existem dois debates paralelos: o ajuste nos contratos de concessão e o novo marco legal. "Talvez seja importante resolver o primeiro problema para se ganhar tempo para o segundo", disse ele.

Para Carlos Eduardo Monteiro, da Oi, a mudança de fato tem que ser feita sem pressa, mas existem questões que precisam de ajuste imediato. "A questão é o que mudar. Temos que abordar a universalização residual, fazendo a transição para o regime de autorização. E nada disso pode vir de uma forma onerosa, é preciso primeiro que haja uma desoneração das obrigações, para que você não vá para um modelo de autorização onerado, porque se for isso é melhor nem mudar", diz ele, explicando que por modelo oneroso está aquele cheio de obrigações, metas e compromissos. "A LGT é de fato ductil e não achamos que ela precise mudar. Achamos que com um decreto conseguimos fazer uma mudança já profunda no modelo. Feito isso, teríamos um modelo atualizado e canalizado" . A Oi é a empresa que mais abertamente tem debateido a necessidade de revisão do modelo por ser a empresa que tem o maior ônus regulatório. Também pesa contra a empresa a necessidade de encontrar formas de viabilizar novos investidores em sua estrutura de capital, o que passa pela revisão do modelo atual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!