Roaming de dados é o próximo desafio de operadoras CDMA

Enquanto os usuários de telefone móvel ainda estão se familiarizando com vantagens, tarifas e dificuldades do roaming de voz internacional na tecnologia CDMA, as operadoras avançam para negociar acordos de roaming de dados dentro e fora de cada país. É uma facilidade para o assinante em viagem ao exterior, por exemplo, poder acessar a internet, por meio de seu provedor, e todos os serviços que tinha à disposição em sua rede. Este é maior desafio para as operadoras, porque a solução tecnológica e os acordos entre as carriers são complicados, diz Celedonio fon Wuthenau, diretor executivo para o CDG na América Latina, uma associação internacional que promove a tecnologia CDMA. Até agora, os acordos realizados se concentram entre operadoras da Coréia do Sul, Japão e China, mas pontuam também entre América do Norte e Ásia.
Não existem acordos ainda entre as operadoras do Brasil e as de outros países para o roaming de dados, e o estabelecimento de custos dependerá das teles. Em voz já é considerado alto pelos usuários em viagem, fato que Wuthenau atribui às tarifas fixadas pelas operadoras e à bitributação do serviço telefônico. Uma eventual redução dependeria de acordos comerciais entre governos, pois pela convenção atual nenhum país abre mão de seus impostos, explica o diretor.
Os custos do roaming de voz são tema recorrente nas reuniões das operadoras que integram o CDG, entre elas a Vivo. Consta também na agenda do Fórum de Roaming em CDMA para as Américas que acontecerá no próximo dia 26, no hotel Sofitel, no Rio de Janeiro. O encontro faz parte do Latin America Regional Conference, evento promovido pelo CDG e que prosseguirá até o dia 28. O padrão CDMA conta com 200 milhões de assinantes no mundo – são 32 milhões na América Latina e Caribe -, dos quais 86 milhões com terceira geração.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!