Gired propõe alterar data do switch-off de Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e interior paulista

O cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta para o segundo semestre de 2017 pode mudar em quatro grupamentos de municípios – Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e no Interior de São Paulo -, conforme proposta aprovada nesta quarta-feira, 19, na reunião do Gired (grupo de implantação da digitalização da TV). A decisão será do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, uma vez que houve o voto contrário da Record.

A proposta prevê a manutenção do switch-off analógico em Recife em julho; Rio de Janeiro e Vitória, em outubro. Mas em Fortaleza e Salvador, a data poderá passar de julho para setembro; em Belo Horizonte, de julho para a segunda a segunda semana de novembro; e o interior de São Paulo, de setembro para a quarta semana de novembro.

A principal razão apontada por algumas emissoras de TV para as mudanças de datas foram problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo. Segundo a EAD, também existem dificuldades na produção de kits, composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fossem mantidas as prerrogativa da Anatel, relativas à avaliação da antecipação da ativação da tecnologia 4G/LTE.

Notícias relacionadas

Uma das reivindicações das teles é a possibilidade de implantação da rede LTE na faixa de 700 MHz a partir de julho de 2018 na Região Metropolitana de São Paulo, desde que constatada a devida viabilidade técnica. A rede 4G em Belo Horizonte, por sua vez, poderá ser autorizada em maio do próximo ano. O cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta para 2018 não sofreu proposta de alteração.

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Há um erro na frase "….. composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. …..". O correto seria "….. um conversor do sinal digital para o sistema analógico …..", pois a função do conversor é converter o sinal digital para sinal analógico, que pode ser assistido em televisões "antigas" (analógicas).

  2. Só uma coisa: não há lógica o adiamento no Vale do Paraíba. Nas cidades onde já há sinal digital, é comum ver que está havendo uma adesão imensa sendo que a grande maioria não está comprando receptores, mas sim novas telas.

    E outro ponto a ser levantado aqui, é que há pessoas recebendo esses kits e vendendo em grupos de rolo no Facebook e Mercado Livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!