OUTROS DESTAQUES
INTERNET
Adoção do padrão IPv6 ganha espaço entre usuários de Internet no Brasil
sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018 , 16h28 | POR REDAÇÃO

No ranking de adoção do protocolo IPv6 na Internet, o Brasil já ocupa o nono lugar no mundo.  Ao todo, de acordo com dados divulgados pelo Google, 23,6% dos usuários brasileiros de Internet acessam o provedor usando o novo protocolo de endereçamento. Segundo dados da Akamai, o tráfego IPv6 no Brasil vem crescendo a taxas superiores a 50% ao ano. Esse crescimento, pela avaliação do Sindicato Nacional das Empresa de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), deve-se à rápida implantação do IPv6 pelas prestadoras de telecomunicações, que já adaptaram 100% de suas redes móveis para a oferta do endereço IPv6.

A adoção do IPv6 foi necessária porque os endereços disponíveis para identificar cada dispositivo que acessa a Internet baseados no protocolo anterior, o IPv4, se esgotaram.  Com isso, provedores de acesso e de aplicação precisam adaptar suas redes para viabilizar a navegação, utilizando o novo padrão de endereçamento, que possui capacidade quase ilimitada.

As prestadoras de telecomunicações investiram e priorizaram o ajuste de suas redes. Além da Internet móvel, boa parte das redes que ofertam o acesso fixo também já está adaptada para a oferta do novo padrão. Por sua vez, a troca de tráfego entre sistemas autônomos utilizando o endereçamento IPv6 já está sendo praticada por todas as prestadoras de telecomunicações.

 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top