Telebras realiza pregão para contratação dos gateways para o SGDC

A Telebras realizou esta semana o pregão (na prática, uma mesa de negociação) para a contratação dos seis gateways que serão utilizados na operação do serviço de banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC), que entra em operação no final do ano. Os resultados só devem ser conhecidos depois de fevereiro, após a análise da documentação, mas um fato chamou a atenção dos participantes: os valores muito abaixo do valor de referência oferecidos pelos participantes. Os valores não são oficiais, pois há cláusulas de confidencialidade, mas segundo fontes de mercado, o valor de referência colocado pela estatal girava em torno de R$ 150 milhões, e os valores finais ficaram, segundo fontes do mercado, bem abaixo dos R$ 10 milhões, o que teria causado surpresa entre os participantes e à própria estatal. Por esta razão, será feita uma verificação mais cuidadosa sobre a capacidade dos vencedores, segundo apurou este noticiário. Apesar da diferença de valores, o edital foi acompanhado pelo TCU, o que dá mais segurança.

Logo na abertura das primeiras propostas já ficou claro que a Telebras economizaria uma quantidade significativa de recursos, pois as primeiras propostas eram de um décimo do valor de referência. Após os repiques, o valor ficou ainda menor.

A Telebras corre para viabilizar o cronograma apertado de preparação da operação de satélite, já que o lançamento do SGDC está programador para o final de 2016. Segundo fontes que acompanham o desenvolvimento do projeto, já existem pré-contratos sendo negociados para o satélite que, se confirmados, superariam 40% da capacidade comercial prevista (a Defesa deve ter cerca de 40% da capacidade total do satélite para suas aplicações militares). O SGDC atenderá à demanda de banda larga sobretudo em regiões remotas com banda Ka.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!