Claro: "qualidade do conteúdo precisa melhorar"

O crescimento dos serviços móveis no Brasil se deu muito rapidamente, com os serviços atingindo quase os mesmos níveis da Europa em poucos anos. Por causa dessa velocidade, muitas vezes a qualidade dos conteúdos fica abaixo da esperada. Essa foi uma das observações que o diretor da Claro, Marco Quatorze, fez na manhã desta quarta, 29, aos provedores, integradores e desenvolvedores de conteúdos presentes ao II Tela Viva Móvel.
O executivo também advertiu que muitas vezes os provedores de conteúdo se esquecem da mídia celular na hora de formatar seus produtos, e que às vezes se perdem oportunidades porque um conteúdo (filme, música etc) não foi adequadamente formatado para as especificidades das redes móveis. Ele criticou também o pouco aproveitamento que é feito com o cross-media, a promoção de um mesmo conteúdo em diferentes meios. E advertiu ainda que faltam no Brasil provedores dispostos a invetir em marcas próprias. "No México há 44 integradoras anunciando seus conteúdos para celular nas revistas para jovens. No Brasil, conta-se nos dedos de uma mão". Segundo ele, as empresas querem entrar no guarda-chuva de serviços das operadoras (sistema conhecido como "white label"), mas nem sempre há espaço nas teles, e capacidade de divulgação, para todos os conteúdos ofertados.

Estrangeiros

Notícias relacionadas

Em relação aos provedores internacionais de conteúdo que provêm serviços no Brasil, Quatorze afirmou que eles querem oferecer às operadoras plataformas completas, mas que isso as teles celulares já têm, e não há interesse. "Eles têm que oferecer conteúdo", disse. Também queixou-se da falta de presença e suporte local destes provedores. Outro problema é que muitas vezes estas empresas detêm grande número de direitos de músicas e clipes, mas sem validade para o Brasil. "O lado bom (dos estrangeiros) é que eles têm uma grande cultura de cross-media e muita qualidade de conteúdo", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!