A Alcatel-Lucent desenvolveu uma plataforma dedicada a gerenciar publicidade em serviços de TV móvel. Batizada de ?AD Selection One2One?, a plataforma oferece, entre outras funcionalidades, a possibilidade de incluir logo de companhias durante os poucos segundos necessários para a troca de canais em uma aplicação de TV móvel. Outra alternativa é o gerenciamento de banners de publicidade veiculados na parte inferior da tela e transmitidos através das redes celulares. O produto é um complemento à plataforma da TV móvel da fabricante, que já foi adotada por algumas grandes operadoras ao redor do mundo, como a australiana Telstra. A ?AD Selection One2One? será apresentada no estande da Alcatel-Lucent durante o Mobile World Congress, que será realizado em Barcelona, na Espanha, em fevereiro.
DVB-SH
No segmento de TV móvel, a fabricante aposta forte também na produção de equipamentos para redes DVB-SH, uma evolução do padrão DVB-H. ?O DVB-SH consegue melhorar a cobertura indoor. Além disto, o custo de instalação da rede cai pela metade em comparação com o DVB-H?, defende Pablo Torres, diretor de desenvolvimento de negócios da Alcatel-Lucent.
O DVB-SH pode funcionar em muito mais freqüências que o DVB-H. Uma das faixas que deve ser utilizada pelo DVB-SH na Europa é a de 2,2 GHz, que por ser próxima de 2,1 GHz do UMTS possibilitará o uso da mesma infra-estrutura. O DVB-SH permite também o uso de satélites para complementar a cobertura onde for necessário.
O grande problema do DVB-SH por enquanto é a falta de aparelhos. Há hoje apenas dois modelos compatíveis. Porém, segundo Torres, a adaptação de modelos DVB-H para DVB-SH é fácil e pode ser feita pelos fabricantes em seis meses.