Alcatel-Lucent desenvolve plataforma de publicidade no celular

A Alcatel-Lucent desenvolveu uma plataforma dedicada a gerenciar publicidade em serviços de TV móvel. Batizada de ?AD Selection One2One?, a plataforma oferece, entre outras funcionalidades, a possibilidade de incluir logo de companhias durante os poucos segundos necessários para a troca de canais em uma aplicação de TV móvel. Outra alternativa é o gerenciamento de banners de publicidade veiculados na parte inferior da tela e transmitidos através das redes celulares. O produto é um complemento à plataforma da TV móvel da fabricante, que já foi adotada por algumas grandes operadoras ao redor do mundo, como a australiana Telstra. A ?AD Selection One2One? será apresentada no estande da Alcatel-Lucent durante o Mobile World Congress, que será realizado em Barcelona, na Espanha, em fevereiro.

DVB-SH

No segmento de TV móvel, a fabricante aposta forte também na produção de equipamentos para redes DVB-SH, uma evolução do padrão DVB-H. ?O DVB-SH consegue melhorar a cobertura indoor. Além disto, o custo de instalação da rede cai pela metade em comparação com o DVB-H?, defende Pablo Torres, diretor de desenvolvimento de negócios da Alcatel-Lucent.

Notícias relacionadas
Essa tecnologia, contudo, ainda é pouco difundida no mundo. Apenas uma operadora está com um lançamento comercial programado até agora: a norte-americana ICO, que vende serviço de rádio via satélite. A operadora italiana 3 promete fazer um teste com a tecnologia em breve.
O DVB-SH pode funcionar em muito mais freqüências que o DVB-H. Uma das faixas que deve ser utilizada pelo DVB-SH na Europa é a de 2,2 GHz, que por ser próxima de 2,1 GHz do UMTS possibilitará o uso da mesma infra-estrutura. O DVB-SH permite também o uso de satélites para complementar a cobertura onde for necessário.
O grande problema do DVB-SH por enquanto é a falta de aparelhos. Há hoje apenas dois modelos compatíveis. Porém, segundo Torres, a adaptação de modelos DVB-H para DVB-SH é fácil e pode ser feita pelos fabricantes em seis meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!