Trindade considera importante julgar Opportuniy Fund

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Trindade, considera importante para o mercado de capitais nacional que a autarquia conclua o julgamento do inquérito 08/2001, que investiga a possível presença de cotistas residentes no Brasil no Opportunity Fund, um fundo Anexo IV. O fundo participa do controle de diversas empresas de telecomunicações.
Essa foi a razão apresentada por Trindade para seu voto contrário à celebração de um termo de compromisso sugerido pelos indiciados ? Opportunity Asset Management Ltda, Opportunity Asset Management Inc, Banco Opportunity S.A., Verônica Valente Dantas e Dório Ferman. Vale lembrar que Daniel Dantas, dono do Opportunity, não está entre os que serão julgados. Em sua posse, há poucas semanas, Trindade prometeu que o inquérito 08/01 seria tratado de forma prioritária, devido à grande repercussão que o assunto gerou na opinião pública. A CVM informou que o julgamento deve acontecer em agosto.

Relatório

Notícias relacionadas

O termo de compromisso proposto consistia na confecção de dois CD-ROMs (um sobre jurisprudência, com informações sobre termos de compromissos celebrados pela CVM, e outro sobre pareceres jurídicos relativos ao período entre 1978 e 2001) e um livro com a ementa de todo o material contido nos CD-ROMs. Os acusados se comprometiam a fazer mil cópias de cada produto.
Em seu relatório, o diretor Eli Loria votou contra o termo de compromisso alegando, principalmente, argumentos técnicos. Ele entende que muitas das informações sobre atas e decisões do Colegiado não poderiam ser publicadas nos CD-ROMs porque isso poderia ferir a exigência de sigilo determinada nas regras da própria autarquia.
Além disso, ele destacou que haveria uma descontinuidade do serviço, já que os indiciados não se propunham a realizar atualizações dos produtos. No relatório do diretor, é informado que os indiciados solicitaram a chance de apresentar uma nova proposta de termo de compromisso, mas o pedido foi negado.
As condições do termo de compromisso foram adiantadas por TELETIME News em 2003.
O Colegiado da CVM votou por 3 x 0 contra a proposta de termo de compromisso. O terceiro voto foi do diretor Wladimir Castelo Branco. Os diretores Luiz Antônio de Sampaio e Norma Parente se declararam impedidos de participar do processo. Os votos de Trindade e Loria estão disponíveis no site da CVM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!