Controladora da Sky propõe uso do TV via satélite para acelerar inclusão em escolas

A Vrio, controladora da Sky no Brasil, apresentou durante o MWC 2024, realizado esta semana em Barcelona, uma "Proposta de Mecanismos para Reduzir a Exclusão Digital" a reguladores e atores do mercado de telecomunicações latinoamericanos. O documento foi distribuído em evento do Regulatel (forum de reguladores latinoamericanos) e Asiet (Asociación Interamericana de Empresas de Telecomunicaciones) realizado em paralelo ao MWC 2024.

A análise da Vrio aponta que a região ainda padece de uma grande parcela da população excluída digitalmente, sobretudo em áreas remotas, e o déficit de cobertura é não apenas de redes fixas, mas também das redes móveis. As a Vrio chama a atenção para o fato de que as redes de TV via satélite estão hoje disponíveis em 100% do território latinoamericano, o que faz desta uma plataforma bastante efeitiva para se levar conteúdo educional e informativo para escolas e residências distantes da conectividade em banda larga.

A Vrio traz o exemplo do programa Escuela+ (ou Escola+ no Brasil) como um case de sucesso de conteúdos  produzidos e empacotados em um canal educacional com curadoria e orientação pedagógica adequada e que é distribuído pela rede de TV da Sky (no Brasil) e DirecTV (nos demais países da América Latina). Segundo Pedro Betancourt, vice-presidente de assuntos econômicos, externos e regulatórios da Vrio, muitas vezes não é possível esperar pelas políticas de inclusão digital que levarão conectividade a localidades distantes e escolas. "Por que não aproveitar a rede de TV para levar conteúdos multimídia educacionais para escolas?", provoca. 

Notícias relacionadas

O modelo de educação por meio de canais de televisão é já bastante conhecido e foi objeto de políticas públicas em diferentes momentos, mas desde que a Internet se massificou, os governos da América Latina, de uma maneira geral, deixaram de priorizar a distribuição de conteúdos via satélite. A Sky pretende mudar essa escrita e o estudo visa justamente alertar as autoridades para essa possibilidade, que tem eficiência estudada e possibilidade de entrega imediata. Seria uma inclusão digital por meio de conteúdos audiovisuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!