O número de assinantes de banda larga via cabo e MMDS cresceu 101% entre o primeiro trimestre de 2005 e o mesmo período em 2006, saltando de 392 mil para 789,5 mil usuários. O número representa uma penetração do serviço de banda larga de aproximadamente 19% sobre os 4,23 milhões de assinantes que o setor tinha no encerramento do primeiro trimestre. Mas o presidente do conselho da ABTA, Christopher Torto, ressalta que deve-se descontar os assinantes de DTH (que não oferece banda larga). Considerando-se apenas os assinantes de cabo e MMDS (aproximadamente 3 milhões), teríamos portanto uma penetração de 26,5% da banda larga.
Os números foram divulgados nesta quarta-feira, em São Paulo, durante a apresentação à imprensa da Feira e Congresso ABTA 2006.
Projeções
A banda larga puxou o crescimento da receita do setor como um todo em 2005. O faturamento bruto no primeiro trimestre foi de R$ 1,3 bilhão, contra R$ 1,1 bilhão no mesmo período de 2005, o que representa um aumento de 20%, bem maior, portanto que o crescimento do PIB nacional. Segundo Torto, o setor espera chegar ao fim de 2006 com receita bruta de R$ 6 bilhões.
O número total de assinantes cresceu 11% entre os primeiros trimestres de 2005 e 2006, passando de 3,8 milhões para 4,23 milhões.
Feira e Congresso
A ABTA 2006, que começa na próxima terça-feira, dia 1º de agosto, trará debates sobre os princpais temas que vêm transformando a realidade do setor de distribuição de vídeo, como a possível entrada das empresas telefônicas no negócio, a fusão entre Sky e DirecTV e seus efeitos, o fim das políticas de exclusividade de programação, os novos modelos de negócios e o impacto da evolução tecnológica. São esperados cerca de 10 mil participantes. Informações pelo site www.abta2006.com.br.