O programa ?Ídolos?, uma versão brasileira transmitida pelo SBT para o sucesso americano ?American Idol?, deve gerar aproximadamente 20 milhões de mensagens de texto tarifadas enquanto estiver no ar (dois meses e meio). A previsão é de Marcel de Matos, gerente da área de interatividade da Okto, empresa que desenvolveu as aplicações em SMS para o SBT e faz a integração com as operadoras celulares.
Desse total de 20 milhões, 80% serão mensagens enviadas durante as votações para escolha dos melhores intérpretes. Para cada voto é cobrado R$ 0,31 (sem impostos). O ?Ídolos? também oferece outros dois serviços via SMS: notícias sobre os participantes e Quiz com perguntas sobre o programa.
?Ídolos? estreou há cerca de três semanas e agora está na sua fase final, em que dez participantes concorrem ao prêmio máximo, sendo eliminado um a cada semana. As votações também podem ser feitas através de portal de voz, mediante acordo firmado entre o SBT e operadoras de telefonia fixa. Ao contrário do Big Brother, não há votação pela Internet.
O SBT tem vários outros serviços de interatividade via SMS que somam cerca de 10 milhões de mensagens tarifadas por mês. Dentre eles, os de maior sucesso são o Quiz da novela ?Rebelde? e o Quiz do seriado ?Chaves?.