Começa a batalha pelo Dia das Mães

O Dia das Mães é tradicionalmente a segunda data comemorativa em que mais celulares são vendidos no Brasil, perdendo apenas para o Natal. A disputa das operadoras pela preferência dos clientes em maio deste ano promete ser especial: os últimos números apresentados pela Anatel revelaram recordes históricos de adições líquidas nos meses de fevereiro e março. Ou seja: o mercado brasileiro parece estar mais aquecido do que o normal.
As campanhas do Dia das Mães já chegaram às ruas e às TVs. O difícil é fazer as contas para escolher qual é a melhor oferta: cada operadora usa uma unidade de medida diferente em suas promoções. Há bônus em Reais, bônus em minutos e promoções com tarifas reduzidíssimas. Isso sem contar que em cada operadora as promoções têm durações diferentes.
No pré-pago, Oi e TIM dão bônus em Reais, de acordo com as recargas feitas pelos usuários. Na Oi, se o cliente atinge R$ 10 de recarga em um mês, ganha automaticamente R$ 5 de bônus por dia até o fim do mês. E se recarregar R$ 20 em um mês, ganha um bônus diário de R$ 20. Na TIM, cada recarga a partir de R$ 10 gera um crédito 10 vezes maior, até o limite de R$ 2 mil em bônus. Mas os bônus só podem ser usados para ligações a telefones móveis e fixos da TIM em qualquer Estado do Brasil ? desde que usando o código 41, em caso de chamadas interurbanas. A promoção da TIM pode ser contratada até 15 de julho e os créditos promocionais valem até 17 de novembro.

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A Claro, no pré-pago, optou por bônus em minutos. A cada minuto de chamada originada, o cliente ganha mais 20 para usar entre telefones locais da Claro e números fixos locais. O limite é de 500 minutos de bônus por mês. E em cada chamada, há um limite de 100 minutos de bônus. Para continuar na promoção é preciso fazer uma recarga mínima de R$ 15 a cada dois meses.
Na Vivo, o caminho escolhido foi a redução de tarifa. Sua promoção é a seguinte: durante seis meses, qualquer novo cliente, seja pós ou pré-pago, paga R$ 0,05 por ligação ou mensagem de texto a outro cliente da operadora.

Pós-pago

No pós-pago, o subsídio de aparelhos continua forte. A Vivo oferece modelos de sucesso, como o Motorola V3, o LG Chocolight e o Nokia 5200, por R$ 10 a clientes de planos pós-pagos. Na Claro, o subsídio também é agressivo: modelos novos, como o Motorola U9 e Nokia 5610, entre outros, são oferecidos de graça para determinados planos pós-pagos. No pré-pago, a Claro tem modelos a partir de R$ 99.
Na Oi, embora a operadora tenha a política de não subsidiar aparelhos pré-pagos e focalizar na venda do serviço, o cliente também tem a possibilidade de ganhar descontos nos terminais. Se assinar o Oi Conta Total, plano convergente de telefonia móvel, fixa e internet, ganha até R$ 1,1 mil em crédito no Oi Paggo, podendo usar na compra de um celular novo.
Além do subsídio, as operadoras também oferecem bônus para novos clientes pós-pagos no Dia das Mães. A Oi dá 600 minutos a mais por mês durante um ano e R$ 800 em créditos no Oi Paggo. Na TIM, o novo cliente pós-pago ganha 500 minutos por mês durante seis meses. E a Claro, por fim, oferece aos pós-pagos o dobro de minutos previsto na franquia mensal durante um ano.
Até o fechamento desta edição, a Brasil Telecom GSM ainda não havia divulgado suas promoções do Dia das Mães.

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