Mais da metade do downlink no 4G no mundo é realizada por 0,1% dos usuários

Estudo da JDSU divulgado nesta semana mostra que há pouca gente usando muito mais o 4G, e principalmente utilizando o mais recente modelo de iPhone. A empresa de pesquisas, que avalia anualmente o uso de dados em downlink e uplink de acordo com o modelo dos aparelho, afirma que existe uma oportunidade para que as operadoras possam aproveitar essa concentração na hora de estabelecer seu planejamento de auxílio de infraestrutura de rede.

Notícias relacionadas
Isso porque, segundo o estudo, mais da metade do tráfego de downlink do 4G no mundo é consumindo por apenas 0,1% dos usuários. Já nas redes 3G, 1% desses usuários consome 50% dos dados.

Dessa forma, a empresa afirma que as operadoras precisam procurar identificar esses heavy users e, assim, planejar a implantação de small cells e pontos de acesso Wi-Fi para desafogar a rede, de maneira que as redes acabariam ficando cada vez mais pessoais, com femtocells para a cobertura residencial e outras pequenas células para offload de rede.

Consumo ávido no iPhone

O estudo também afirma que os usuários de iPhone 5S são os que mais consomem dados no mundo, na comparação com mais de 150 dispositivos em mercados em desenvolvimento e desenvolvidos. Segundo a JDSU, os usuários do mais recente smartphone da Apple consomem sete vezes mais do que usuários do iPhone 3G em mercados desenvolvidos e 20 vezes mais em mercados em desenvolvimento. No comparativo com o iPhone 5, ainda há crescimento de 20% e 50% para cada mercado.

Cada nova geração do iPhone tem resultado em aumento de consumo de dados entre 20% e 40%. Entretanto, segundo a JDSU, o consumo em iPhone 5C estaria entre os dos usuários dos modelos 4S e 5.

Os dispositivos que, na média, mais consomem dados em downlink nos mercados desenvolvidos são o iPhone 5S, o iPad de quarta geração, o HTC Sensation, Sony Xperia SP e o iPhone 3G. Já em mercados desenvolvidos, a ordem é iPhone 5S, iPad de terceira geração, Samsung Galaxy S4, iPhone 5 e iPhone 3G.

Já para uplinks, os líderes mudam de ordem, colocando Androids em primeiro lugar. Em mercados desenvolvidos, os que mais enviam são o HTC Sensation, o iPad de quarta geração, Galaxy S4, HTC Desire S e iPhone 3G. Em mercados em desenvolvimento, o primeiro é o Galaxy S4, seguido pelo iPad de terceira geração, Galaxy S3, Galaxy Note 2 e o iPhone 3G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!