Ao que parece, o mercado brasileiro de telefonia móvel está discretamente acabando com a fase do celular bloqueado. Sem qualquer tipo de divulgação, Vivo e Claro desbloqueiam aparelhos mesmo que os clientes tenham contratos de fidelidade vigente. Segundo a assessoria de imprensa de cada uma delas, a prática acontece desde a publicação do novo regulamento do SMP, em fevereiro. No entanto, esse não tem sido o discurso público das empresas, muito menos o marketing.
O novo regulamento do SMP permite que elas comercializem aparelhos bloqueados quando há subsídio, como forma de garantir o retorno do desconto oferecido no ato da compra.
Agora, entretanto, Claro e a Vivo, já estão comunicando os clientes no ato da compra que eles podem desbloquear seus aparelhos gratuitamente mesmo que haja contrato de fidelidade, desde que o contrato não seja rompido. Foi o que testemunhou este noticiário junto a revendas das operadoras.
É inevitável não vincular o movimento das empresas com a chegada da Oi em São Paulo e com a intensificação da sua campanha de desbloqueio. A Oi, no entanto, desbloqueia inclusive os aparelhos das concorrentes, mesmo sem a apresentação da nota fiscal, e só vende terminais desbloqueados.