Rastreamento, POS e telemetria são as principais aplicações M2M no Brasil

O mercado de aplicações de comunicação entre máquinas (machine-to-machine, ou M2M) está crescendo no mundo todo. A expectativa é de que em 2011 ele movimente aproximadamente US$ 30 bilhões mundialmente, entre venda de módulos, oferta de serviços e tráfego de dados. O preço do módulo vem caindo cerca de 14% ano a ano, enquanto a venda de unidades cresce 40% ao ano. Os números foram apresentados pelo diretor para América Latina da área de módulos sem fio da Motorola, Marcelo Catapani, durante painel sobre M2M no 1º Fórum Mobile+, nesta terça-feira, 21, em São Paulo.
No Brasil, as principais aplicações M2M utilizadas hoje são rastreamento de veículos, comunicação de POS (point of sale) e telemetria de serviços públicos, como abastecimento de água, gás e energia elétrica. Entre esses três tipos de aplicação, o rastreamento de veículos é o líder incontestável e deve crescer ainda mais em 2009, quando a indústria automotiva será obrigada a pôr módulos de rastreamento em todos os veículos que saem de fábrica no País.
Em telemetria, várias empresas de distribuição de energia elétrica já adotaram soluções para medir o consumo de eletricidade remotamente, com envio de dados pela rede celular, principalmente em grandes clientes corporativos e em áreas onde há maior índice de fraudes. A AES Eletropaulo, por exemplo, usa telemetria em todos os seus 126 clientes de alta tensão e em 40 mil residências de baixa tensão. O uso da solução entre os 13 mil clientes de média tensão da AES Eletropaulo começou recentemente e deve ser concluído dentro de um ano e meio, segundo o gerente de tecnologia de distribuição da companhia, Paulo Pimentel.

Notícias relacionadas

Futuro

Aos poucos, porém, outros setores começam a perceber as vantagens de se instalar soluções M2M. Uma fazenda de cana de açúcar no interior de São Paulo, por exemplo, usa a rede da Vivo para transmitir informações diretamente do campo para seu escritório. Para servir ao cliente, a operadora precisou instalar uma ERB exclusiva dentro da fazenda, pois lá não havia rede celular, conta Nelson Elvira, gerente da Vivo Empresas.
Com as redes 3G, é esperado também um crescimento nas aplicações M2M que requerem mais banda, como aquelas que envolvem transmissão de vídeo. Há inúmeras possibilidades, como monitoramento de residências, dispositivos de acesso à internet em automóveis, dentre outros. Outra área que deve crescer também é a de automação doméstica, ou seja, o controle à distância, pelo celular, de eletrodomésticos e afins dentro de casa.

Mobile+

O 1º Fórum Mobile+ é um evento dedicado a aplicações corporativas no celular. Nesta quarta-feira, 22, haverá painéis sobre serviços de localização, mobile commerce, mobile finance e sobre novos dispositivos móveis 3G. O terceiro e último dia do evento, na quinta-feira, 22, será dedicado a mobile marketing e mobile advertising. Para mais informações, acesse: www.teletime.com.br/eventos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!