Oi investe em serviços corporativos com solução de Wi-Fi

Como parte da estratégia de focar nos serviços de valor agregado, a Oi lançou nesta quarta-feira, 21, uma plataforma de soluções para o mercado B2B, o WiFi Business. O serviço é inicialmente voltado para as verticais varejo, hotelaria, saúde, educação e financeiro, e permite que empresas – incluindo pequenas e médias – possam fazer gestão de ativos, de clientes e de logística interna. Além da conectividade, a companhia fornece a camada de aplicações, com analytics, realidade aumentada, Internet das Coisas, e geolocalização por meio de beacons na rede Wi-Fi. O processamento dos dados é feito na nuvem, embora a empresa também adote processamento local conforme a necessidade.

Um dos exemplos mostrados no showroom da operadora em São Paulo era com o varejo: o dono da loja pode conferir um painel com estatísticas de visitação à loja, mapa de calor e gestão de ativos. Poderia ainda, por meio de um app para celular, oferecer ao cliente um mapa interativo para mostrar onde está o item desejado, ou mesmo a direção para algum outro setor na loja, ou o banheiro. O programa ainda permite enviar notificações, como agendamento de uma reunião ou uma promoção no preço de determinado produto.

De acordo com a diretora de negócios B2B da Oi, Cátia Tokoro, "a estratégia é começar pelas grandes empresas, que já estão em nível de maturidade de transformação digital diferente das pequenas e médias". Ela afirma que a operadora fechou com "clientes referências" que podem ajudar a difundir a cultura de adoção da solução. "Alguns dos projetos que estamos pilotando com varejo são de redes (de lojas) com abrangência nacional", declara.

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Como público alvo, pelo menos metade da base de 6 mil clientes corporativos da Oi, segundo o diretor de TI do B2B, Luiz Carlos Faray. "A gente entende que 50% é um desafio, 3 mil clientes em três anos", declara, citando que essa clientela já possui conectividade da empresa. "Temos objetivo de crescer entre 25% e 35% nos próximos anos em TI", completa.

O preço da solução depende da necessidade do cliente, uma vez que é fornecido no sistema "as a service". A Oi também não revela o investimento específico para o WiFi Business, mas ressalta que é parte dos R$ 100 milhões investidos para TI e negócios nos últimos três anos.

Smart cities

A solução para cidades inteligentes anunciada no primeiro trimestre ainda não foi lançada por uma decisão estratégica da operadora. Segundo Faray, a Oi espera poder apresentar um case para implantar. "Mas já estamos com várias prefeituras em implantação, especialmente parte de geolocalização", declara. São seis administrações municipais em diferentes estágios do projeto até o momento.

Vale lembrar que um dos principais responsáveis pela recente queda de receita do setor B2B na operadora foram justamente a redução nos contratos com serviços públicos, por conta da crise e da escassez orçamentária. "O que temos percebido de um tempo para cá é que os governos estão mais apertados, então muitos estão revisando o escopo de contratação, fazendo downgrade da rede, reduzindo a quantidade de pontos para que a conectividade caiba dentro de um orçamento menor", justificou Cátia Tokoro. 

3 COMENTÁRIOS

  1. A OI é como banco quer vender todo tipo de serviço, mas atende mal. Exemplo: seguro eu faço com quem se dedica somente ao seguro e vive da comissão. A dedicação é total, pois a minha contratação resultará na comissão, o foco é concentrado no negócio.
    Trabalho com Business wifi,e já substituimos com nossa plataforma clientes da Oi por insatisfação. A diferença que estamos sempre à disposição do cliente 7×24, ele essencial para nós. O contato é mais familiar.As operadoras demitem ou rotacionam demasiadamente.Na pequena empresa é mais fácil contatar quem manda, na Oi, só se você fizer um churn out, aí até um, dizendo-se diretor, te liga para saber o motivo.

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