Anatel monitora Interlagos durante GP Brasil de F1

A Anatel montou deste segunda feira, 18, uma monitoração específica contra interferências no espectro radioelétrico para a região do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde no próximo domingo será realizada a última etapa do campeonato mundial de Fórmula 1. O objetivo é impedir que transmissões clandestinas, como já ocorreu nas duas versões anteriores do Grande Prêmio do Brasil, bloqueiem a transmissão de rádio entre as equipes que disputam a corrida, inclusive a comunicação com os pilotos.
Em 2002, a Anatel, com o apoio da Polícia Federal, lacrou e recolheu os equipamentos de uma emissora de rádio clandestina que interferia na comunicação dos pilotos (a emissora estava em um morro a cinco quilômetros do autódromo). Em 2003, o problema foi um fotógrafo de um jornal de grande circulação que alugou um equipamento para comunicar-se com os colegas de cobertura do evento, sem autorização para uso da radiofreqüência no local, nem certificação dos equipamentos.
A fiscalização, que ocorre deste 1998, será feita por cinco equipes de duas pessoas cada e uma unidade móvel de radiomonitoramento montada sobre uma Van Sprinter. Esta unidade está capacitada a localizar a origem de sinais de rádio que interfiram na comunicação das equipes. A Anatel já autorizou o uso das radiofreqüências necessárias para esse trabalho e exige das equipes que os equipamentos a serem utilizados sejam certificados no Brasil.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!