MCTIC quer usar taxa de iluminação pública para redes de acesso

O ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estuda a possibilidade de usar a taxa de iluminação pública para obter recursos para redes de acesso dentro do programa de cidades inteligentes. De acordo com o diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações da pasta, Américo Bernardes, a Contribuição para o Serviço de Iluminação Pública (Cip/Cosip) é arrecadada pela distribuidora energética e repassada à prefeitura para a melhoria da iluminação pública. Como a contribuição não pode ser usada para outra finalidade e nem ser contingenciada, ela seria utilizada para a melhoria da iluminação inteligente e mais eficiente com uma infraestrutura de dados. "Se (a distribuidora) vai fazer ligação e criar rede para todos os serviços de medição e controle, se vai implantar uma rede, uma rede de iluminação pública inteligente, rede é rede, bit é bit", declarou ele a este noticiário no Painel Telebrasil 2017 nesta terça-feira, 19.

Assim, o recurso seria usado para implantar uma rede de alta capacidade que abrigaria também serviços e alternativas baseados em dados para os municípios e para empresas, em parceria público-privada. Um documento foi submetido à consultoria jurídica do MCTIC para criar "compreensão que talvez permita clarear um pouco mais" o assunto. Ele acredita que em outubro já terá "pelo menos um primeiro referencial".

Bernardes diz que o MCTIC está arquitetando em vários fóruns da Frente Nacional de Cidades Inteligentes a ideia. "Vamos estabelecer elementos base para que se possa fazer a expansão, a otimização dessa contribuição, para a implantação da rede por meio de parcerias público-privadas", conta. "Estamos começando a fazer um piloto em função disso para estabelecer métodos e modelos para que isso possa ser feito."

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!