Cisco apresenta solução para virtualização de packet core

A Cisco lança esta semana uma nova solução para a virtualização de redes de operadoras fixas e móveis, a EPS (Evolved Services Platform), que pode, entre outras funções, descentralizar o packet core, levando-o para as bordas das redes, o que economiza o custo de transmissão de dados. Além de reduzir o Opex, a EPS traz mais agilidade e flexibilidade para o lançamento de novos serviços pelas teles. Pelo menos 25 provedores de serviços ao redor do mundo já estão adotando em algum aspecto a solução EPS da Cisco, dentre os quais China Mobile, Telecom Itália e Deustche Telekom. No Brasil, a UOL adotou a novidade.

Notícias relacionadas
Segundo o diretor de operadoras da Cisco no Brasil, Anderson André, um dos objetivos da EPS é dotar as teles de mais agilidade para competirem com os serviços OTT. "O ambiente das teles está mudando rapidamente, como nunca vimos antes na história. Nos últimos cinco meses aconteceram mais mudanças que nos últimos cinco anos", compara. Ele cita especificamente o surgimento das OTTs, com lançamentos de serviços de qualidade sem o custo de rede e de espectro das teles. Estas, por sua vez, se encontram pressionadas a atender a um aumento significativo de tráfego de dados, em um cenário de estabilização ou mesmo queda de receita. "As teles têm que baixar o Opex no mínimo a um percentual de dois dígitos nos próximos anos para maximizar o patrimônio que têm hoje. O que é mais difícil é a questão de agilidade. Elas precisam desenvolver novos serviços na velocidade da web. É um desafio violento para as teles", comenta André.

A ESP permite virtualizar diversos serviços. Dentre eles o de DVR, que passaria a ser armazenado em nuvem, reduzindo os gastos com manutenção e troca de set-top boxes, no caso de operadoras de TV por assinatura. Também é possível virtualizar o serviço de Internet móvel, com a oferta de dados patrocinados por provedores de conteúdo, o que pode constituir uma nova fonte de receita para as teles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!