Redecomep será ampliada para mais três cidades até outubro

A Redecomep ? iniciativa da RNP em parceira com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) -, que pretende interligar todas as instituições de ensino e pesquisa do País, vai adicionar até o mês de outubro mais três cidades: Manaus, Brasília e Florianópolis. A capital do Amazonas terá a sua Metromao sendo inaugurada na próxima quarta-feira, 19. Foram investidos R$ 1,4 milhão pelo MCT com recursos da Finep e mais R$ 1,2 milhão pelo governo do Amazonas.
Com 61 km de extensão, a Metromao conecta 15 instituições acadêmicas, unidades da prefeitura e do governo do Estado e a empresa distribuidora de energia Manaus Energia. A rede vai facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos. As instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação à distância e interagir por meio de videoconferência.
Já foram inauguradas as redes nas cidades de Belém e Vitória. Ainda para o segundo semestre de 2007, estão previstas as redes de Natal, Fortaleza, Porto Alegre, Goiânia, Aracaju, Salvador e São Paulo. Segundo o presidente da RNP, Nelson Simões, ?São Paulo tem uma situação diferente. Há muita oferta de fibra óptica apagada (sem utilização), por isso contratamos em regime de arrendamento por dez anos?, afirma. A empresa que venceu a licitação foi a AES Eletropaulo Telecom. A adequação da rede da AES Eletropaulo Telecom para a MetroSAMPA será iniciada em setembro com a construção dos acessos aos pontos das instituições participantes do projeto. A MetroSAMPA terá 106,3 quilômetros de extensão.

Notícias relacionadas
As instituições interligadas em São Paulo serão: Universidade de São Paulo (USP), Instituto do Coração (InCor), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Centro de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET-SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!